O que Fazer em Hue: 8 Atrações Principais
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Há muitas coisas o que fazer em Hue, uma cidade histórica no coração do Vietnã, próxima de Hoi An e Da Nang. É conhecida por suas construções antigas, com destaque para a Cidadela Imperial de Hue, um complexo fortificado que abrigou a realeza vietnamita durante séculos.
Além disso, Hue é o lar de inúmeros templos, pagodes e tumbas imperiais, que preservam a história e cultura vietnamitas do passado. Apesar de ter sofrido muito com a guerra, Hue ainda se mantém preservada.
Para completar, a Hue também é famosa por sua culinária, que é um pouco diferente do norte, com mais tempero e menos influência francesa. Neste artigo estão as principais atrações do que fazer em Hue para incluir no roteiro do Vietnã.
Leia também: Vietnã: 10 Coisas para Saber Antes de Viajar | Roteiro no Vietnã: 15 Dias de Norte a Sul
O que Fazer em Hue: 8 Atrações Principais
1. CIDADELA IMPERIAL DE HUE
A Cidade Imperial de Hue é um complexo de prédios e jardins construído no século XIX, que foi a residência oficial dos imperadores da Dinastia Nguyen. É Patrimônio Mundial da UNESCO e uma forma muito interessante de entender a história vietnamita.
O passeio pela cidade consiste em entrar nas muralhas e ir andando pelos portões majestosos, visitar os edifícios históricos, os jardins ornamentais e os templos. É interessante ver as marcas da guerra em elementos religiosos.
Por mais que você possa andar sozinho, o ideal é ir com um guia, já que a cidade é muito grande e não há nenhuma referência nos edifícios para entender o que é. A Cidadela de Hue é uma das principais coisas o que fazer em Hue.
Horário de funcionamento: 8h às 17h30, de sexta até quarta; 8h às 22h, quinta. Ingresso: 200.000 dongs (Cidade Imperial) / 420.000 dongs (Cidade Imperial + 2 túmulos reais) / 530.000 dongs (Cidade Imperial + 3 túmulos reais)
2. TÚMULOS IMPERIAIS DE HUE
Os Túmulos Imperiais de Hue são um conjunto de mausoléus que foram construídos entre os séculos XIX e XX para abrigar os restos mortais dos imperadores da dinastia Nguyen. São sete túmulos no total, cada um com uma arquitetura única, repleta de detalhes que remetem à cultura vietnamita. Os dois mais interessantes de visitar são do Imperador Minh Mang e do Imperador Khai Dinh.
TÚMULO DO IMPERADOR MINH MANG
O túmulo do Imperador Minh Mang foi construído em 1840. Ele é composto por diversos edifícios, jardins e lagos, o que reflete a grandiosidade do período imperial vietnamita. O acesso é feito por uma ponte sobre o lago, que leva os visitantes aos portões principais. É considerado um dos mais bem preservados do período Entre Subidas e descidas pelas escadas, vai se observando a história do imperador.
Horário de funcionamento: 8h às 18h, diariamente. Ingresso: 150.000 dongs
TÚMULO DO IMPERADOR KHAI DINH
O túmulo do Imperador Khai Dinh foi construído no estilo arquitetônico tradicional vietnamita, com uma série de elementos únicos, como a sala de trono ricamente decorada, a escadaria de pedra esculpida e os numerosos mosaicos que adornam as paredes e o teto. Inclusive, o teto foi pintado com os pés e virou uma tendência na época. E nas paredes, os mosaicos incluem todos os elementos favoritos do imperador, inclusive uma garrafa da cerveja preferida dele.
Horário de funcionamento: 8h às 18h, diariamente. Ingresso: 150.000 dongs
3. PAGODE THIEN MU
O Pagode Thien Mu é um dos locais budistas mais reverenciados de Hue. Foi construído em 1601, e se destaca pela sua arquitetura, com uma torre octogonal de 21 metros de altura, uma estátua de bronze do Buda Gautama, um sino de 2,5 toneladas e um tambor de 2 metros de altura.
Também conhecido com Pagoda of the Celestial Lady, é um dos templos mais antigos da região e que fica às margens do Rio Perfume. É um lugar de culto, oração e meditação, e também um lugar com uma vista deslumbrante da paisagem, perfeito para apreciar o pôr do sol.
Horário de funcionamento: 8h às 17h, diariamente. Entrada: grátis.
Leia também: O que fazer em Da Nang: 12 Atrações Imperdíveis | O que Fazer em Hoi An, Vietnã: 12 Atrações Imperdíveis
4. RIO PERFUME
O Rio Perfume é um rio muito importante e bonito. Seu nome vem das celebrações feitas nas suas margens, que sempre deixava o ar perfumado com incenso e flores. No pôr do sol, os moradores costumam se reunir nas margens, em frente ao Pagode Thien Mu.
5. MERCADO DONG BA
O mercado Dong Ba em Hue é um dos maiores e mais antigos mercados do Vietnã, com mais de 100 anos de história. Localizado às margens do rio Perfume, é um lugar onde se acha peixes frescos, frutas tropicais, temperos e especiarias típicas da região central do país.
Além disso, o mercado também é popular pelas roupas, calçados, lembrancinhas, joias de ouro, e decoração. De original, talvez apenas as joias. Mas ainda assim vale a visita!
Horário de funcionamento: 6h às 18h, diariamente.
6. THUY XUAN INCENSE VILLAGE
A Thuy Xuan Incense Village fica na rua Huyen Tran Cong Chua. É a maior e mais antiga vila de incenso da cidade, com cerca de 700 anos de tradição, desde a dinastia Nguyen. Antigamente, este era o local que fornecia incenso para a corte e mandarins.
Nesta rua colorida e perfumada, o visitante pode, inclusive, aprender a fazer os incensos em qualquer uma das lojas, que vendem, além de incensos, outros artigos de decoração locais. É bonito de fotografar também!
7. PARQUE ABANDONADO
O Ho Thuy Tien em Hue é um parque aquático abandonado, que um dia inaugurou, mas não foi um grande sucesso. A grande atração, se assim podemos dizer, é uma escultura gigante de um dragão.
Não tem nada de cultural, e é até perigoso de se machucar, já que a estrutura toda é precária e é necessário pagar uma propina para o guarda para ter acesso. Não recomendamos a visita, inclusive não fomos, mas acreditamos que seja interessante falar sobre esse lugar tão comentado nas redes sociais.
Leia também: O que Fazer em Ho Chi Minh: 18 Atrações e Passeios | Guia em Português no Vietnã: Vale a Pena?
8. GASTRONOMIA DE HUE
A gastronomia de Hue é uma referência no país, por ter sabores imperiais e sem tanta influência francesa. Até o Pho é diferente, com mais sabor e uma certa picância, o Bun Bo. O centro do Vietnã é conhecido pelo uso das pimentas. Entre as principais comidas típicas da região estão:
Bún Bò Huế: um prato de macarrão de arroz com carne cozida em uma especiaria picantes (bem apimentado);
Banh Khoai: uma panqueca de arroz recheada com camarão, carne de porco, feijão-mungo e ervas frescas;
Nem Lụi: um espetinho de carne de porco marinada com ervas e especiarias acompanhado de molho de amendoim e arroz branco;
Che Hue e o Banh Canh: duas sobremesas à base de arroz e coco.
Estas são apenas algumas coisas para fazer em Hue. Planeje um roteiro em Hue de 2 dias para conseguir ver todas estas atrações.
Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem pix também, o monicamoras@gmail.com (Itaú). Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ