Eduardo & Mônica

View Original

O Que Fazer em Capri em 1 dia

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Há muito o que fazer em Capri num roteiro de 1 dia. É possível fazer num passeio a partir de Nápoles e conhecer as principais atracões da ilha.

Saímos bem cedo, no primeiro barco, e voltamos quando estava anoitecendo. Teve até banho de mar e vista panorâmica. Mas antes de contar tudo que fizemos em Capri em 1 dia, conheça um pouco da história da Ilha de Capri da Itália.

Faraglioni

HISTÓRIA DE CAPRI

A ilha de Capri tem um mar verde esmeralda, gente bonita e elegante, lojas perfumadas e tudo transparece luxo. A ilha é pequena, dividida em duas “vilas”, Capri e Anacapri, e dois portos, Marina Piccola e Marina Grande.

Capri já foi vila de pescadores, mas no século 19 ingleses e alemães começaram a frequentar a ilha encantados com a beleza e os pescadores começaram a alugar os barcos para passeios.

O turismo foi crescendo, se profissionalizando com hotéis e tours, e de vila de pescadores, a ilha de Capri virou destino de luxo que atrai celebridades e mais de 2 milhões de turistas por ano.

Mas antes de tudo isso, Capri já havia sido residência de verão de Tibério, o filho do imperador romano Augusto. Hoje restam apenas ruínas das mansões que lá havia.

See this content in the original post

UM PERFUME NO AR

Além de todo requinte da ilha, existe mais uma coisa que chama a atenção: o perfume no ar. Dizem que em 1380 um padre colheu flores e esqueceu ela na água. Quando se deu conta e foi jogar fora, percebeu o perfume.

Até hoje esse perfume é feito pela Carthusia em produção limitada, mas as essências misturam flores típicas, cravos, limão e laranja. E é fácil identificar o perfume, principalmente de limão siciliano, porque quase todas as boutiques, ateliers e galerias exalam esse perfume.

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

Anacapri

O QUE FAZER EM CAPRI em 1 dia: 15 ATRAÇõEs

Capri tem várias atrações, algumas delas tem que pagar, outras são gratuitas. Eu sugiro pinar todos os lugares no aplicativo off-line e grátis Maps.me.

Se você ainda não conseguiu montar seu roteiro, pode seguir exatamente a sequência de atrações que vou listar aqui, porque elas estão na ordem que nós visitamos também.

1. GRUTA AZUL

É sem dúvida o lugar que todo mundo quer ir e o que mais chama atenção. As grutas são naturais, com 60 metros de comprimento e 25 metros de largura e você vai de barco dentro delas. No começo é tudo meio escuro e depois os raios de luz vão iluminando tudo e o mar ganhar reflexos azuis.

O tour pela ilha dura de 2h, porém a entrada na gruta azul (Grotta Azzurra) é opcional e paga a parte, mas com apenas 5 minutos de visita. Reserve o passeio aqui.

Chegando de teleférico em Capri

2. OS FARAGLIONI DE CAPRI

Os Faraglioni são as três rochas no mar a poucos metros da costa. Cada um tem um nome: o mais perto da ilha é Stella, o do meio é Faraglione di Mezzo e o mais longe da ilha é o Faraglione di Fuori.

Os Faraglioni têm cerca de 100 metros de altura, sendo que o Fariglione di Mezzo se abre num arco. Os melhores lugares para fotografar eles é do mar ou dos Jardins de Augusto.

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

Marina Grande

3. MARINA GRANDE - BANHO DE MAR

Marina Grande é o porto de entrada da ilha de Capri, fácil acesso a outras partes da ilha, como o centro histórico de Capri e a praia de Marina Piccola, a praia livre para banho e a água é uma delícia. Portanto, se você só vai passar o dia, aproveite o final de tarde para cair na água.

A área é repleta de restaurantes de frutos do mar e bares à beira-mar, ideais para um aperitivo italiano enquanto aprecia a vista e espera a saída do seu barco. Aqui fica o restaurante Da Gemma (Via Serafina Madre, 6), com excelentes pratos de frutos do mar e o melhor visual da praia. O grigliata mista, vários frutos do mar grelhados, com salada caprese são ótimos.

Mas se a ideia é só comer uma coisinha rápida antes de pegar o barco de volta, recomendo a Salumeria da Aldo (Via Cristoforo Colombo, 23). É uma loja bem old-school, como já não se tanto na Itália. Os panini são bem recheados e o sabor é maravilho, além do valor ser ótimo (4,50 euros, 2023), e o Sr Aldo ser uma simpatia. Prove o caprese!

Leia também:

4. VISTA A PARTIR DO TELEFÉRICO

A chegada em Capri pelo teleférico já é um evento. Ele vai do porto até o topo da montanha, onde se pode observar o mar azul turquesa, os penhascos, as formações rochosas e as casas coloridas típicas da região. A vista dali é de tirar o fôlego e é a partir dali é que toda a aventura começa de fato e as ruas estreitas vão levando em caminhos perfumados.

Via Camerelle

Piazza della Vittoria, Anacapri

5. LA PIAZZETTA DE CAPRI - PIAZZA UMBERTO I

La Piazzetta de Capri fica no alto do teleférico e é bem pequeninha. Nem parece uma praça, mas é nela que estão boas opções de restaurante com mesinhas e que liga até as boutiques. É ali também um dos melhores lugares para aproveitar o clima da ilha.

É aqui que fica o Ristorante Pullalli (Piazza Umberto I, 4), comuna vista espetacular e excelentes pratos. O spaghetti with vongole (amêijoas / mariscos) é ótimo.

6. VIA CAMERELLE

A via Camerelle é sem dúvida o lugar mais glamuroso de Capri. Ela começa com boutiques elegantes e termina com hotéis e mansões que só se podem ver através dos portões. Parece até cenário de filme.

Na rua paralela, a Via Fourlovado, fica o Ristorante Aurora (Via Fourlovado,18), com mais de 100 anos de história e o lugar favorito dos famosos. Artistas do cinema e da música estão sempre por aqui. É caro.

Jardins de Augustus

7. JARDINS DE AUGUSTUS

Um dos lugares mais bonitos de Capri. Não necessariamente pelo jardim, que é bonito, mas sim pela vista. Tem vista dos Faraglioni de Capri e da Via Krupp na Marina Piccola, os dois cartões postais da ilha.

Custa 2 euros para entrar, mas é o valor mais bem pago de todos. Para chegar lá é só seguir as indicações dos mapas que estão espalhados pelas ruas ou seguir o Maps.me.

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

Via Kupp

8. VIA KRUPP

O alemão Friedrich Alfred Krupp costumava passar as férias de verão em Capri e sempre atracava seu iate em Marina Piccola. Ele achava muito complicado subir de lá até o hostel que estava hospedado e por isso encomendou uma rua ao engenheiro Emilio Mayer que levasse aos Jardins de Augustus. 

O engenheiro fez um corte nas rochas e superou uma diferença de cerca 100 metros, criando uma das ruas mais interessantes do mundo em zigue zague. Atualmente não é mais possível andar por ela.

Arco Naturale

9. ARCO NATURALE

O Arco Naturale é um arco natural de 12 metros e 18 metros acima do mar. A estrutura é parte de uma cavidade subterrânea que submergiu milhares de anos atrás.

Hoje é uma espécie de ponte natural que proporciona uma vista incrível para o mar, especialmente ao pôr do sol quando o sol se põe sobre o estreito de Napoli. É fácil de chegar a pé.

Anacapri

10. VISTA PANORÂMICA - ANACAPRI

Anacapri é o outro lado da ilha, uma outra vila charmosa repleta de ruas estreitas e silenciosa. Bem menos turística que Capri.

Uma das vistas mais bonitas de Capri é a partir dos belvederes de Anacapri. Na estrada mesmo, uns 5 minutos caminhando para baixo. Além de grátis, é de tirar o fôlego!

Inclusive, as melhores vistas de Capri são: Capri é sem dúvida é o Jardim de Augustus. Anacapri é no belvedere na estrada, uns 5 minutos de caminhada ilha abaixo.No mar é para os Faragliori.

11. MONTE SOLARO - ANACAPRI

Não fomos, mas você pode gostar. É o ponto mais alto da ilha, a 589 metros acima do nível do mar. De lá tem a vista de toda ilha de Capri, do vulcão Vesúvio, o golfo de Nápoles, toda península Sorrentina, as montanhas da Calábria, os Apeninos e a costa Amalfitana.

Para chegar lá tem teleférico a partir da Piazza della Vittoria, que sobe em 12 minutos e custa 11 euros ida e volta ou 8 euros apenas a ida e você volta pelas escadas.

Igreja de San Michele

12. VILLA SAN MICHELE – AXEL MUNTHE -ANACAPRI

Não fomos, mas você pode gostar. A Villa San Michele é um projeto de Axel Munthe, médico e escritor sueco que chegou a Capri em 1885 e decidiu morar em Anacapri, construindo uma casa sobre os restos de uma antiga capela dedicada a San Michele. Nesse lugar estão peças arqueológicas recuperadas por ele, como uma tumba grega e uma esfinge de granito.

Hoje a Villa San Michele é um dos lugares mais visitados de Capri juntamente com a Gruta Azul. Tem que pagar para entrar.

13. CASA ROSSA - ANACAPRI

A Casa Rossa tem esse nome porque é toda vermelha por fora. Ela mistura diversos estilos de arquitetura e foi construída pelo americano John Cay H. Mackowen que se estabeleceu em Anacapri em 1899. Dentro da Casa Rossa há uma exposição permanente sobre Capri dos séculos 19 e 20.

Próximo da Casa Rossa fica o restaurante L’Olivo (Via Capodimonte, 14), que faz parte do Guia Michelin com 2 estrelas. Inclusive, Capri 8 restaurantes no Guia Michelin.

14. IGREJA DE SAN MICHELE - ANACAPRI

A Igreja San Michele é uma igreja barroca construída no século 18. Tem uma cruz grega famosa e um famoso mosaico de Adão e Eva no Paraíso, feito no chão em 1761. Tem que pagar para entrar.

Igreja Santa Sofia

15. IGREJA DE SANTA SOFIA- ANACAPRI

A Igreja Santa Sofia foi construída em 1510 e fica no final da Via G. Orlandi, a ruazinha que começa na Piazza della Vittoria e que passa por todas atrações de Anacapri.

Tem muito o que fazer em Capri em 1 dia, e todas as dicas que eu dei aqui, estão na sequência de um roteiro. Ou seja, você pode visitar todos os pontos seguindo essa mesma ordem que está listada aqui.

DICAS DE CAPRI

  • COMO CHEGAR EM CAPRI

Existe apenas uma forma de chegar em Capri: de barco. Mas ele pode chegar em Capri a partir de Nápoles, Sorrento, Positano, ilha Ischia e até por cruzeiros. Nós fomos de Nápoles e o custo ida e volta foi de 34,60 euros por pessoa. Em Nápoles existem 2 portos:

  • Calata Porta di Massa: barcos lentos para Capri (1h 20m)

  • Molo Beverello: barco rápido para Capri (50min)

A diferença está no valor, que quase dobra e o no tempo de viagem que é 30 minutos mais rápido. Para sair de Capri, basta comprar o ticket na Marina Grande, no porto ou antecipado no site 12Go (em português Naples - Capri).

Se você preferir, pode comprar antecipadamente a passagem de barco aqui, e esse bilhete inclui ida + volta + passeio de barco + tempo livre em Capri.

  • COMO ANDAR EM CAPRI

Existem cinco formas de andar em Capri:

  • Teleférico: Vai de Marina Grande até Capri e a subida tem uma vista muito bonita.

  • Ônibus local: Percorre a ilha toda e os ônibus são a cada 20 minutos. É a forma mais econômica de andar entre Capri e Anacapri. E a vista é de tirar o fôlego. Dica: o ônibus chega em Anacapri e você desce na Piazza della Vittoria e para sair, vá para a Piazza della Pace (tem no Maps.me), onde o ônibus sai vazio.

  • Taxi: É a forma mais cara, mas se você está em hotel ou tem mala, sem dúvida compensa. Os taxis são quase limusines.

  • Barco: Essa é a melhor opção para explorar o entorno da ilha, ir nas grutas, nadar, aproveitar o dia na água, enfim, viver Capri. Veja valores do passeio de barco com parada na Gruta Azul.

  • A pé: Essa é a única opção dentro das vilas, já que as ruas são estreitas e as distâncias são relativamente curtas. Ambas as vilas tem mapas nas ruas explicando onde você está e qual a distância para todos os pontos turísticos a partir dali.

  • Passeio: transfer de/para o hotel em Nápoles, ida e volta para Capri, passeio de barco em Capri e tempo livre para andar pela ilha. Compre antecipadamente aqui.

  • QUANTO TEMPO FICAR EM CAPRI

Tem muito o que fazer em Capri em 1 dia, pois foi o que nós fizemos. Mas não existe tempo certo para ficar lá. Se você tem como passar mais tempo, eu certamente recomendo ficar mais e aproveitar a noite também.

  • GASTRONOMIA EM CAPRI

A Itália tem uma das gastronomias mais precisas no mundo e até mesmo Capri tem suas tradições. Se você quer provar algo autêntico, experimente o raviolli de Capri que é recheado com queijo parmesão, a insalata caprese, uma salada feita com tomate, queijo mozzarella, manjericão e azeite.

Só de pensar na salada dá água na boca, e ela fica ótima como recheio de sanduíche. Se gosta de doce, prove a torta caprese, feita de chocolate e amêndoas e para beber, o famoso limoncello gelado, um licor de limão siciliano.

Capri 8 restaurantes no Guia Michelin, alguns com estrelas. Ao longo do artigo fui mencionando bons restaurantes próximos das atrações para facilitar o seu planejamento.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem PIX no monicamoras@gmail.com (Itau). Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

See this gallery in the original post