Eduardo & Mônica

View Original

Documentos Necessários Para a Viagem da Tailândia

Texto:MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero  

Como qualquer destino internacional, a Tailândia também tem algumas exigência de documentos para que você possa tirar as sonhadas férias. Mas além desses, eu recomendo mais alguns que vão ser importantes também. 

Documentos para Tailândia: Passaporte, Certificado Internacional da Vacina da Febre Amarela, Seguro Viagem, Cópia do Passaporte e Permissão Internacional de Habilitação.

Documentos importantes Para Viajar na Tailândia

1. PASSAPORTE

O seu passaporte precisa ter uma validade de no mínimo 6 meses. Sem “mas” e nem “e se”. São pelo menos 6 meses de validade na data de entrada na Tailândia. Vai chegar dia 15 de janeiro? Conta 180 dias (6 meses) a partir do dia da chegada.

2. CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO (CIV)

Você tem que tomar a vacina da febre amarela no Brasil (a dose completa!), pegar a sua carteirinha que o postinho deu e fazer o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) na internet. Quem fez a vacina até dezembro de 2022, faz o certificado pela Anvisa (botão verde “iniciar”). Quem fez a vacina em 2023, já pode pegar pelo Conecte SUS.

Importante:

  • A validade da vacina da febre amarela é vitalícia (para sempre). O que significa que se você tem o Certificado Internacional de Vacinação antigo, aquele amarelinho, e ele tem uma data de validade, você pode desconsiderar. A imigração quer saber apenas a data que você tomou a vacina. 

  • Você deve tomar a vacina  no mínimo 10 dias antes de viajar. Esse é o tempo que ela precisa para começar a proteger. Quem não mora mais no Brasil há mais de 1 ano, não precisa apresentar o Certificado Internacional de Vacinação, mas o ideal é ter para não se incomodar à toa. 

3. Thai Health Pass

É necessário preencher o Thai Health Pass pelo link https://thaihealthpass.com . É um formulário online muito rápido de preencher. Você precisa ter em mãos o Certificado da Vacina da Febre Amarela, passaporte, endereço do seu primeiro hotel de chegada na Tailândia e Seguro Viagem.

4. CÓPIA DO PASSAPORTE

O passaporte é o seu único documento oficial na Tailândia. Sem ele, é como se você estivesse sem documento nenhum, por isso tome muito cuidado com ele e jamais deixe ele como caução na hora de alugar algo (moto, bicicleta, etc). Isso vale para qualquer país! Por isso tenha: 

  • Foto no celular e na nuvem: É sempre bom ter uma foto dele no celular e na nuvem para o caso de perda ou roubo. 

  • Cópia no papel: Um xerox simples preto e branco. Vale aquele xerox feito “tia do boteco na esquina que usa uma impressora scanner com jato de tinta”. É útil para quando o passaporte ficar no hotel e você precisar recarregar o chip do celular, agendar o passeio, comprar o ferry, se for fazer passeio no mar, entrar no Grand Palace, precisar alugar uma bicicleta e poder dizer que está só com a cópia (jamais deixe o seu passaporte como caução). Leia também Perdi / Roubaram meu Passaporte: O Que Fazer

5. CÓPIA DA APÓLICE DO SEGURO VIAGEM

A Tailândia não obriga o viajante a fazer o Seguro Viagem, mas eu recomendo muito fazer, porque é o país mais fácil de ter uma intoxicação alimentar, se arranhar nos corais, pisar num ouriço do mar, ter alergia com os piolhos do mar, cair de moto, etc.

O atendimento para estrangeiros é extremamente caro! Por isso faça o Seguro Viagem e tenha a apólice para o caso de você precisar usar, ou alguém precisar acionar o seguro para você. 

Acesse o site Seguros Promo (confira valores) um buscador de seguros, e use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar desconto, além do desconto pagando no PIX ou boleto.

6. CARTEIRA DE HABILITAÇÃO (LEIA COM ATENÇÃO!)      

Todas as informações abaixo estão disponíveis no Portal Consultar do Itamaraty no item Transportes

  • PID e CNH: “Consoante as leis tailandesas, os motoristas, para dirigir na Tailândia, devem portar carteira de motorista tailandesa. Carteiras de motorista estrangeiras ou carteiras internacionais não são aceitas para dirigir no país, nem mesmo no caso de turistas de passagem (a não ser as carteiras emitidas por alguns países vizinhos da Tailândia). A carteira de habilitação internacional (PID – Permissão Internacional para Direção) obtida no Brasil não é válida legalmente na Tailândia, pois o Brasil e a Tailândia assinaram diferentes acordos internacionais sobre a matéria.” – Portal Consultar do Itamaraty

  • Motocicletas e jet-skis: “Antes de alugar uma motocicleta ou "jet ski", o turista deve checar se o seu seguro viagem cobre esse tipo de locação, uma vez que normalmente as próprias companhias de aluguel não possuem qualquer tipo de seguro. O turista nunca deve deixar seu passaporte como garantia. A Embaixada tem conhecimento de vários casos onde o locador age de má fé e cobra taxas exorbitantes para devolver os documentos de viagem, alegando estragos nos veículos alugados. A Embaixada chama atenção para o fato de que se o turista não tiver carteira de motorista válida para dirigir motocicleta (PID – Permissão Internacional para Direção), a companhia de seguro de saúde não paga eventual hospitalização em caso de acidente.” – Portal Consultar do Itamaraty

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

See this gallery in the original post