Como fazer Home Office em Casal
Texto e Fotos:MONICA MORAS @monicamoras
Fazer home office já um desafio por si só. Você precisa se organizar para não misturar as tarefas do trabalho com as tarefas de casa. Mas fazer home office em casal, é bem mais desafiador.
A convivência 24h no mesmo ambiente como profissionais e como casal pode dar muita dor de cabeça. Ou não. Eduardo e eu trabalhamos assim desde 2014 e ainda por cima somos sócios. Depois de muitas discussões (muitas vezes bobas), conseguimos nos adaptar.
Como fazer Home Office em Casal
1. FAÇA UM ACORDO
Deixe claro o que te incomoda, como, por exemplo, o volume alto da música. Mas fale como se o outro fosse um colega de trabalho, pedindo a gentileza de usar fones ou pelo menos diminuir o volume.
2. DEFINA O TERRITÓRIO
Mesmo que a mesa seja a mesma, lado a lado, ou frente a frente, defina quem vai ficar em que lugar quando precisar fazer uma vídeo call, gravar vídeo para mídias, etc.
3. COMBINE HORÁRIOS
Os dois fazem home office, mas não significa que tenham que ter o mesmo horário de expediente. Portanto, combine de almoçar juntos, a pausa do café, e deixe claro que você não pode parar para assistir aquele filme no meio da tarde.
4. TENHA UM TEMPO PARA SI
Tem tarefas que exigem concentração completa, e só de escutar o teclado do outro ou saber da sua presença, já é motivo para perder o foco. Tenha um plano para esses momentos e tire um tempo para si, para concentração plena na tarefa.
5. NÃO LEVE A CASA PARA O TRABALHO
Evite ao máximo discutir assuntos da casa no horário de trabalho. Esse é o maior desafio, já que a convivência é quase extrema, e os assuntos do trabalho, da casa e do relacionamento acabam se misturando o tempo todo. Porém, reclamar que o outro não tirou o lixo enquanto ele está concentrado numa tarefa, pode resultar numa discussão de relação a nível pessoal completamente desnecessária no horário de trabalho.
Não vai ser fácil, mas nessas horas a paciência faz muita diferença. Eduardo e eu já trabalhamos nesse esquema há anos, e ainda com todo o estresse de viver na estrada. Se a gente sobreviveu, você também consegue passar pela quarentena sem coronavírus e nem divórcio. Oremos!
Ainda tem dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários :)
JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? SEGUE NO INSTAGRAM @blogeduardoemonica , @MONICAMORAS E @EDUVIERO
VEJA MAIS