Dicas de Fotografia de Viagem: O Que Você Precisa Saber

Escrito em 06/05/2016 | Atualizado em 29/07/2021

Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Sou apaixonado por conhecer lugares e culturas diferentes e sei que cresço cada vez mais quando tenho a oportunidade de dividir meu conhecimento com os outros, e ao mesmo tempo aprender com eles. Veja mais dicas de fotografia no Youtube

DICAS DE FOTOGRAFIA DE VIAGEM: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

  •  REGRA DOS TERÇOS

Uma das formas de você fazer uma foto com uma composição bacana é usando a Regra dos Terços. Essa regra serve para todos os tipos de foto, seja ela de pessoas, detalhes ou paisagens.

Regra dos Terços

Montanhas no Ushuaia: Canon 5D MK II, 17-40mm F4

  • LINHAS

"Siga as linhas", essa seria a minha dica. Em tudo que vemos, enxergamos linhas, e elas são muito importante para criar uma bela imagem. As linhas, podem dar profundidade e conteúdo a sua imagem e também muita perspectiva, deixando sua foto muito mais atrativa e bonita.

Grafite, Porto Alegre - Brasil: 5D MKIII, 35mm 1.4

Metrô, São Paulo - Brasil: Iphone 4S

Ushuaia - Argentina: 5D MKII 35mm 1.4

  • MOVIMENTO

A foto capturada no movimento pode contar uma história. Capturar movimento quase sempre envolve desfoque em alguma das partes da foto e perda de alguns detalhes. Mas isso não tira o brilho da sua imagem.

Metrô, São Paulo - Brasil: Iphone 4S

Metrô, São Paulo - Brasil: Iphone 4S

  • SINAIS E PLACAS

Quando estamos nas ruas, alguns sinais ou placas chamam muito a nossa atenção e isso caracteriza o lugar onde estamos. Muitas pessoas ignoram, achando que é muito comum e deixam esses sinais para trás. Preste atenção neles e suas fotos ficarão mais ricas e interessantes.

Península Valdés - Argentina: 5D MKII, 35mm 1.4

Rua 25 de Março, São Paulo - Brasil: Iphone 4S

Península Valdés - Argentina: 5D MKII, 35mm 1.4

  • CRIANÇAS 

Eu realmente gosto de fotografar crianças, principalmente porque elas agem naturalmente em seus sorrisos e ações. Tome um pouco de cuidado quando fotografar crianças nas ruas, pois talvez seus pais interpretem de uma forma diferente.

Escola, Novo Hamburgo - Brasil: Canon 5D MKII, 35mm 1.4

Salta, Argentina: Canon 5D MKII 35mm 1.4

Escola, Novo Hamburgo - Brasil: Canon 5D MKII, 35mm 1.4

Salta, Argentina: Canon 5D MKII 35mm 1.4

  • PESSOAS

Minhas lentes preferidas para fotografar pessoas nas ruas são 35mm e 50mm. Essas duas lentes me proporcionam, de certa forma, uma proximidade maior com a pessoa fotografada, e assim consegue-se captar mais a essência dela. Fotografar pessoas é a forma mais fácil de representar o lugar que se está. Experimente isso, você vai adorar quando ver o resultado de suas imagens!   

Luang Prabang, Laos: Canon 5D MKIII 35mm 1.4

Algum lugar na Argentina: Canon 5D MKII 35mm 1.4

Mercado em Salta, Argentina: Canon 5D MKII 35mm 1.4

Moscou, Russia: Canon 5D MKIII 35mm 1.4

  • PORTAS E JANELAS 

Posso dizer que são muito mais que detalhes, se bem feitos contam uma história fantástica dos lugares que visitarem. Um exemplo muito clássico, seria as portas de Dublin na Irlanda, quando você ver uma delas, vai saber que é desse lugar.

Salta, Argentina: Canon 5D MKII, 35mm 1.4

Irkutsk, Russia: Canon 5DMK3, 35mm 1.4

  • RIOS, LAGOS E MARES

Esse tipo de paisagem está em constante mudança e registrá-la faz com que suas fotos tenham mais vida. O mar tem muita vida e muita cor e combinado com o céu essa imagem fica magnífica. Rios e lagos são um pouco mais delicados de se fotografar, pois é importante mostrar o local onde fica. De qualquer forma, são paisagens que irão encantar as pessoas que virem elas.  

Praia do Rosa, Florianópolis: Canon 5D MKII 17-40 F4

Dunas em Cidreira, Brasil: Canon 5D MKII 35mm 1.4

Perito Moreno, Argentina: Canon 5D MKII 17-40 f4

  • COMIDA LOCAL

Já pararam para prestar a atenção que estamos sempre comendo? Registar esses momentos quando estamos em outros lugares, principalmente quando estamos em outros países e outras culturas, deixa suas fotos muito mais ricas, não apenas em beleza, mas sim em conhecimento. Para fazer essas fotos, procure fotografar com a luz natural, perto de uma janela e fotografe de ângulos diferentes.

Lago Baikal, Russia: 5DMK3 35mm 1.4

Porto Alegre, Brasil: Canon 5D MKII 50mm 1.4

  • DETALHES

Fotografar os detalhes dos lugares muitas vezes identificará onde você está, mas as vezes pode enganar, como por exemplo as bandeirinhas do Tibet. Essas foram fotografadas no Templo Budista em Três Coroas - RS, e as escritas em chinês na vitrine, foram no shopping da rua 25 de Março em SP. 

Templo Budista, Tres Coroas, Brasil: 5D MKII 35mm 1.4

Shopping 25 de Março, São Paulo: iPhone 4s

Hoje o que me permite seguir viajando é a fotografia, ela é meu trabalho. E se você quiser se aprofundar mais na fotografia de viagem, veja todos os artigos sobre Fotografia.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Dicas de Fotografia de Viagem: O Que Você Precisa Saber
Dicas de Fotografia de Viagem: O Que Você Precisa Saber

VEJA MAIS SOBRE FOTOGRAFIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Como é a Praia do Secreto, O Paraíso de Grumari no Rio de Janeiro

Próximo
Próximo

Composição Fotográfica com Formas Geométricas e Simetria