Eduardo & Mônica

View Original

9 Dicas de Como Fotografar Pessoas ao Redor do Mundo

Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Como fotografar pessoas na viagem é uma das perguntas que mais nos fazem. E como fotógrafos de viagem, nós fotografamos muitas pessoas, pois são elas que dão vida ao lugar e isso é uma das coisas que mais gostamos. Mas para muitas pessoas, é algo difícil de fazer. No post Como Fotografei Nápoles, A Cidade das Pessoas fica fácil entender do que estamos falando.

Entender como abordar a pessoa, respeitá-la e retratá-las de uma forma única é muito importante se você quer começar a fotografar pessoas como um fotógrafo de viagem. Aqui vai algumas das dicas de ouro, para você tirar fotos lindas das pessoas que passarem por você.

COMO Fotografar Pessoas ao Redor do Mundo

1 – Sempre peça permissão

Se você quer fazer fotos bem de perto da pessoa, para pegar a expressão ou algo a mais, você precisa pedir permissão para fazer a foto dela. Claro que apenas isso não vai garantir que você faça uma foto perfeita, mas já é um bom começo. Eu sempre peço para a pessoa ficar à vontade e olhar para câmera. Adoro quando elas sorriem, pois assim consigo captar o mais importante, que é sua expressão. Não force a pessoa a sorrir ou ficar séria. Você pode orientá-la para que tenha uma postura corporal melhor.

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

Mas como perguntar? Imagine como você gostaria de ser abordado na rua por um fotógrafo, é simples...Calma aí, não é bem assim! Pode ser que nas primeiras vezes você se sinta um pouco intimidado ou com vergonha de perguntar. Mas vamos lá, é simples mesmo. 

Com um sorriso no rosto e com educação, você pede para fazer um registro dela. Apenas isso! Se a pessoa fala outra língua que você não sabe, faça um gesto com a câmera, todo mundo entende isso. Olhe nos olhos dela e se ela sorrir e concordar com a cabeça é hora de clicar, pode até render uma conversa e você ter mais tempo para fotografá-la. Comentamos sobre isso quando escrevemos para Canon

2 – Entenda quando você não precisa pedir permissão

Para um retrato, o ideal é que sempre você peça permissão. Mas existem alguns momentos e situações que não é necessariamente preciso pedir para fazer a foto. Essas situações geralmente são quando você esta fotografando Street Photography, um festival ou evento. Geralmente você estaria fotografando de longe, então você não será percebido. 

Esse é um tipo de fotografia que mostra muito sobre momentos naturais da pessoa, e isso é muito interessante. Caso alguém pergunte algo, diga que esta fotografando o festival ou evento. É impossível perguntar para todo mundo se pode fazer fotos delas, até porque elas já sabem que serão fotografadas. Veja o post 10 Dicas Para Fotografar Cidades

Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!

3 – Esteja com sua câmera pronta e seja rápido

Paisagens e arquitetura nos dão mais tempo para pensar, ajustar a câmera para ter a foto perfeita. Quando se fotografa pessoas, você não tem todo esse tempo. Você precisa estar pronto e ser rápido para captar o momento certo. Então, antes de eu abordar alguém, para pedir para fotografá-la, eu me certifico se minha câmera está pronta. Nesse momento eu já sei qual é a melhor luz para mim e já peço para pessoa se posicionar onde acho que é melhor.

Quando me preparo para fazer a foto eu peço para que ela olhe para câmera, e depois disso eu faço várias fotos. Não fico analisando elas até que eu ache que peguei a foto que buscava. O mais importante para mim é que a pessoa esteja olhando direto na câmera. E quando eu vejo que a foto foi feita, eu paro. Você não deve ficar exigindo demais da pessoa, pois ela não foi contratada por você para fazer fotos.  Veja o post Guia Entendendo Abertura, Velocidade e ISO: Os 3 Pilares da Exposição

4 – Pense nas diferentes formas de fotografar uma pessoa  

Nem sempre precisa ser um retrato apenas do seu rosto

Existem inúmeras formas de fotografar pessoas. Talvez para você primeiramente venha um retrato em sua mente pois para mim também, mas existem muitas outras formas de fazer um retrato que não seja apenas do rosto da pessoa. Podemos pensar na fotografia de rua, pessoa trabalhando ou pessoas em seu cotidiano. Todas essas situações podem criar imagens únicas e lindas. Veja o post Principais Regras de Composição na Fotografia e também 7 Formas Criativas de Enquadrar suas Fotos

Geralmente essas fotos falam ainda mais do lugar que a pessoa foi fotografada, e do ambiente em que ela está. Para isso acontecer, alguns ajustes na câmera são importantes, mas isso vou falar mais adiante. Veja o post 10 Dicas de Como Usar Melhor a Câmera Fotográfica

5 – Procure lugares e países que te inspiram a captar imagens de pessoas

No caso de fotografar pessoas, alguns países são mais acessíveis que outros. Na Europa, as pessoas são mais desconfiadas e não gostam muito de serem fotografas por estranhos. Já na China, elas são muito abertas e adoram serem fotografadas, sorriem e em alguns casos querem fazer uma self com você. Eles não se importam muito para onde suas fotos vão parar. Outros lugares tranquilos de fotografar são: Tailândia, Vietnã, Laos, Camboja entre outros no geral na Ásia.

Se você quer melhorar suas fotos de pessoas em viagens, você deve fotografar pessoas diferentes, culturas e religiões, e tomar coragem de sempre perguntar pela foto. Assim como a Europa, alguns países do oriente médio e em alguns países da África, as pessoas também são um pouco desconfiadas, principalmente mulheres e crianças.

Deixando isso de lado, quando você estiver em algum lugar interessante, procure os mercados públicos, festivais locais e fotografe as pessoas de forma que possa identificar o local.

DICA: Não fotografe crianças sem a permissão de seus pais ou responsáveis. 

Leia todos os artigos sobre Fotografia.

6 – Respeite a cultura do lugar que você está

Fotografar pessoas em outros países faz com que você esteja inserido na cultura local mais do que se fosse apenas turista. Eu sempre procuro me informar antes de chegar em algumas cidades, por exemplo, onde fica o mercado público e se tem algum festival acontecendo na cidade.

Quando estamos inseridos em outra cultura ou religião, é importante respeitá-los, vestindo roupas adequadas a situação e sendo sempre educados na hora de fotografar. Em países Muçulmanos por exemplo, a Mônica sempre procura usar um scarf sobre seus cabelos e ombros e roupas compridas. É muito importante quando as pessoas percebem a sua atenção nesses detalhes, que para muitos turistas, se passa despercebido. Na Tailândia, não podemos tocar nos Monges e quando entrar em um templo, deve-se estar com os ombros cobertos.

7 – Procure usar lentes fixas e com uma abertura baixa

Agora vamos para uma parte mais técnica! Uma das coisas mais importantes sobre fazer retratos e captar a expressão da pessoa fotografada, porém há outras coisas importantes também. Eu geralmente faço retrato usando a 50mm ou 35mm, essas lentes são ótimas para mim. Em alguns casos uso muito a abertura f/1.4 e f/2.8, isso faz com que o fundo fique desfocado, dando mais ênfase na pessoa fotografada, muito mais detalhes na expressão dela, isso vai fazer com que a pessoa que está vendo a foto, foque apenas na pessoa fotografada.

As vezes faço retratos usando a 70-200mm f/2.8, mas são poucas as situações, mas é possível. Para fotografia de rua, eu uso abertura f/8, assim tenho mais detalhes e mostro mais o ambiente, dando camadas e texturas para a foto. Frequentemente, venho fotografando muito dessa forma, usando a 35mm e a 24mm. Experimente fotografar em f/8, o resultado será interessante.

Vale fazer retrato de duas pessoas ao mesmo tempo. Essa foto foi feita no Deserto do Sahara no Marrocos

8 – Mostre para a pessoa a foto que você fez dela

Quando viajo, principalmente na Ásia, as pessoas gostam de serem fotografadas por estrangeiros. Acho que é porque eles sabem que de certa forma estamos interessados em seu estilo de vida e cultura. Por isso, sempre que faço algumas fotos, eu procuro sempre mostrar para a pessoa a foto que fiz. Isso deixa ela mais confiante e relaxada para os próximos cliques.

Em muitos casos, a pessoa pede se é possível enviar a foto para ela. Pegue o e-mail, adicione ela no Facebook ou algo assim. Dessa forma você vai poder enviar a foto, e tenha certeza que ela vai adorar. Se você tiver uma Instax ou Polaroid, faça uma foto e entregue a ela!

9 – Encontre a luz ideal

Não importa o que você esteja fotografando, o mais importante na fotografia é a luz.  A luz é seu melhor amigo, isso vai fazer sua foto ficar boa ou não. Geralmente eu vejo muitas fotos, que as pessoas fazem com o sol direto no rosto da pessoa, ou no escuro, ou parte no sol, parte na sombra e isso na minha opinião, não fica bom para retratos. Veja o post 10 Dicas de Como Fotografar Melhor e Usar a Luz do Sol a seu Favor

Quando fotografamos pessoas, é muito importante prestar atenção nisso. Manter uma luz uniforme, com algum contraste de leve, faz com que sua imagem seja mais homogênea e mantenha um estilo. É muito importante criar um estilo fotográfico, para que no futuro as pessoas reconheçam sua imagem, e a luz é uma das características que você será lembrado. Veja o post Como Desenvolvi Meu Estilo Fotográfico

A dica então é: fotografar a pessoa em uma área com sombra. Assim fica fácil de você controlar as configurações da câmera. Se você está dentro de alguma casa, posicione a pessoa perto de uma janela ou porta e use a luz que entra através delas. Existem muitas regras em relação à fotografia em luz natural, por isso neste post, você vai poder entender melhor tudo sobre fotografar com luz natural. Veja também o post Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores

Essas são dicas de como fotografar pessoas na viagem . Espero que tenha ajudado e esclarecido algumas dúvidas. Se vocês gostariam de saber mais alguma coisa, fiquem a vontade de enviar uma mensagem para nós.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

VEJA MAIS SOBRE FOTOGRAFIA

See this gallery in the original post