Eduardo & Mônica

View Original

O Que Fazer em Cracóvia: 12 Atrações

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO

Existem muitas coisas para fazer na Cracóvia, uma das cidades mais interessantes da Polônia. Em um roteiro de 1 dia você consegue conhecer as principais atrações da cidade. Veja neste artigo o que fazer em Cracóvia.

A Cracóvia é uma das cidades mais antigas da Polônia, mas que somente em 966 seu nome foi oficialmente mencionado por um judeu Espanhol que a definiu como o uma cidade importante da Europa eslava. Foi capital do país durante quase 6 séculos, até 1965 e em 2000 foi considerada a Capital Europeia da Cultura.

Basílica de Santa Maria

A cidade tem tanta história que foi até mesmo capital do governo geral na Segunda Guerra e tem perto de si campos de concentração e a fábrica de Oskar Schindler.  Apesar disso, talvez a Cracóvia seja a melhor cidade para “sentir” o leste europeu.

O que mais gostamos é que é uma cidade muito bem preservada, barata de viajar e com bem menos turistas do que Praga ou Budapeste, por exemplo.

o que FAZER NA CRACÓVIA: 12 atrações EM UM DIA

OU NO FINAL DE SEMANA

A Cracóvia é uma cidade em que todas as atrações ficam concentradas, bem próximas umas das outras apenas caminhando. Em um dia é possível conhecer todas as atrações da cidade, mas em dois dias dá para aproveitar um pouco mais e ainda fazer um tour pelo Campo de Concentração de Auschwitz e a Mina de Sal Wieliczka que ficam próximas da cidade.

Veja todos os passeios e ingressos na Cracóvia.

1. CIDADE VELHA DA CRACÓVIA

A Cidade Velha da Cracóvia foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1978 pela UNESCO e é um dos lugares mais visitados do Leste Europeu.

Toda essa parte da cidade é repleta de igrejas históricas, casario medieval muito preservado e tudo ganha um clima de conta de fadas com as carruagens e cavalos enfeitados. É dentro dela que estão as principais atrações da cidade.

2. BASÍLICA DE SANTA MARIA (KOSCIÓL MARIACKI)

É a igreja com fachada de tijolos e duas torres assimétricas que fica na praça Rynek Glowny.

De hora em hora há um toque de trompete que é interrompido repentinamente em homenagem a um homem que levou uma flechada na garganta quando avisou sobre a iminência de uma invasão em 1241. A música parece mais triste do que em Praga, mas é mais bonita. 

Porta de São Floriano

3. PRAÇA DO MERCADO (RYNEK GLOWNY)

É a maior praça da Cidade Velha, o lugar mais movimentado da cidade e onde está o Sukiennice, um prédio cheio de lojinhas de souvenirs. Vale a pena!

4. BARBICAN

É uma torre de defesa que protegia a porta da cidade, a São Floriano. Ela não é muito alta, mas é muito bonita, principalmente vista de longe quando se entra na rua em que ela está.

5. PORTA DE SÃO FLORIANO

A porta de entrada da Cidade Antiga, a mais famosa, pelo menos. Logo que se atravessa o arco já dá parar ver vários artistas de rua expondo seus quadros no muro.

6. IGREJA DE CORPUS CHRISTI (KOSCIÓL BOZEGO CIALA)

Um igreja gótica que depois de tantas reformas, principalmente devido a destruição da guerra hoje tem também ume estilo barroco. Dentro ela é riquíssima em detalhes.

7. IGREJA DE PEDRO E PAULO (KOSCIOL SW PIOTRA I PAWLA) 

Igreja em estilo barroco construída por jesuítas 1597 e 1619. Uma curiosidade é que eles gastaram mais dinheiro do que o esperado com a fachada e belas estátuas dos doze apóstolos e por isso o interior acabou ficando relativamente mais simples.

Castelo de Wawel

8. CASTELO DE WAWEL

O castelo é uma mistura linda que envolve o palácio e a catedral, tudo numa mesma construção. Na catedral ficam os túmulos de 39 dos 45 reais que governaram o país enquanto a Cracóvia era a capital da Polônia, entre 1038 e 1569.

9. BAIRRO JUDEU KAZIMIERZ

Durante muito tempo os judeus foram destinados a viver na vila de Kazimierz, mas como a cidade cresceu, a vila virou bairro com uma grande comunidade judaica que a Segunda Guerra Mundial destruiu. 

Não fomos, mas você pode gostar:

10. AUSCHWITZ

Optei por não visitar o campo de concentração, pois já conhecia o Bergen Belsen na Alemanha, onde está Ane Frank, e confesso que foi uma experiência marcante e triste demais para ser repetida.

Para chegar: você pode pegar um tour em alguma agência na Cracóvia mesmo ou ir de ônibus ou trem até Oswiecim (2h de viagem), porque Auschiwitz é o nome dado pelos nazistas. Saiba o campo na verdade é dividido em duas partes e existe um ônibus que faz o transporte entre eles. Veja o passeio de Auschwitz.

11. FÁBRICA DE OSKAR SCHINDLER (MUZEUM SCHINDLERA)

A Fábrica de Oskar Schindler, que hoje é um museu, ficou famosa por causa do filme A Lista de Schindler que conta a história de uma empresário afiliado ao Partido Nazista que salvou mais de 1200 judeus da morte no campo de concentração. O museu está aberto a visitação todos os dias, mas com horários variados. A entrada é paga.

12. MINA DE SAL WIELICZKA

Essa mina existe desde o século 13 e produziu até 2017. É considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é uma verdadeira metrópole subterrânea. Fica na cidade de Wieliczka, bem próxima da Cracóvia, fica aberta todos os dias, a entrada é paga e a visita é guiada por aproximadamente 2 horas. Veja mais informações da Mina de Sal.

Praça do Mercado

ROTEIRO DE UM DIA NA CRACÓVIA

Antes de mais nada, para facilitar, pine todos os lugares no Maps.me, o aplicativo de mapas offine que traça rotas e funciona igual ao Google Maps, mas off-line.

Faça tudo com calma, aproveitando o caminho e parando quando achar necessário. A partir do Portão de São Floriano, percorra todo o Caminho Real  caminhando pela rua Florianska, chegando na praça Rynek Glówny onde está a Basílica de Santa Maria. Tente chegar em hora cheia para escutar o som do trompete tocando. Depois vá pela Grodzka até o Castelo de Wawel. Na volta, ande pelo Planty, o parque que rodeia a cidade antiga.

Esse caminho todo leva um dia para ser feito com calma e aproveitando tudo. Você vai passar por todos os pontos que falei aqui no post e ainda dá para parar para um café ou experimentar um pierogi, a tradicional sopa de beterraba.

DICAS PRÁTICAS DA CRACÓVIA

LÍNGUA: O inglês é bem falado em na cidade velha.

DINHEIRO: A moeda oficial é o Zloty, mas uma grande maioria dos lugares aceita cartão caso você vá ficar pouco tempo e não queira fazer câmbio.

CLIMA: No verão o clima pode chegar aos 30ºC e no inverno gira em torno de -5ºC e -20ºC com neve. Setembro e outubro tem as temperaturas mais amenas, entre 10ºC e 15ºC.

VISTO: Brasileiros não precisam de visto para visitar a Polônia com um passaporte válido por 3 meses, pois o país faz parte do Acordo de Schegen.

HOSPEDAGEM: Os melhores lugares parar ficar na Cracóvia são dentro da cidade Antiga ou no entorno dela, pela facilidade de locomoção a pé mesmo.

WIFI: Se você estiver sem chip de celular, use o wifi gratuito do McDonalds. Tem limite por hora, mas não por dia. Tem um pertinho do Barbican.

COMER E BEBER: A Cracóvia é uma cidade muito barata parar comer e beber. A cerveja por exemplo é muito barata, mas atenção: é proibido beber na rua, apenas nos bares e restaurantes. Experimente o pierogi, a tradicional sopa de beterraba.

COMO CHEGAR NA CRACÓVIA

AVIÃO: tem aeroporto com voos de várias partes da Europa e com companhias aéreas low cost.

TREM: o trem é uma das melhores opções principalmente dentro da Polônia, como indo e vindo de Varsóvia.

ÔNIBUS: é uma das opções mais econômicas para quem vem de fora do país. Nós chegamos vindos de Budapeste e saímos para Praga.

A estação de ônibus e trem ficam juntas e fica bem próxima da cidade antiga, caminhando.

Planty

Planty

Sukiennice

Rynek Glowny

Barbican

Igreja Corpus Christi

Rynek Glowny

Cracóvia em 1 Dia ou Mais: Roteiro com os Imperdíveis

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A POLONIA

See this gallery in the original post