Cidadania Italiana: Minha Experiência na Itália

Texto e Fotos em Vicenza: Eduardo Viero | @eduviero

Desde que me conheço por gente, ouço falar da Itália. Um país europeu conhecido pela música, cultura, gastronomia (principalmente a pizza), e as cidades históricas, como Roma e Veneza. Porém, esse artigo não é para falar das belezas do país, mas sim, para falar sobre minha saga para tirar minha cidadania italiana.

cidadania italiana na italia

Quando criança, escutava as histórias da minha família, dos avós e tataravós italianos que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor e de novos horizontes. Eu sou de Dom Pedrito, na fronteira do Rio Grande do Sul, onde os meus avós decidiram morar depois de se conhecerem na região onde a história da nossa família começou, no Vale Vêneto, no Centro do Estado. Uma região que recebeu muitos italianos, entre eles o meu tataravô, Andrea Viero. 

Cresci naquele ambiente de dialetos, histórias e tradições mantidas pelos meus avós e sonhando em conhecer a Itália. Porém, nem imaginava que um dia eu poderia me tornar um cidadão Italiano, pelo simples fato de ter herdado um sobrenome Italiano. Foi só em 2008, depois da minha primeira visita ao país, que eu descobri essa possibilidade. E foi em 2017 que resolvi traçar os passos dos meus antepassados e ver até onde eu conseguiria chegar.

Leia também: O Que Fazer em Florença: 15 Atrações Imperdíveis | 10 Coisas Imperdíveis de Fazer em Positano e na Costa Amalfitana

cidadania italiana na italia

CIDADANIA ITALIANA: A BUSCA PELOS DOCUMENTOS

Quando eu comecei a pesquisar sobre a cidadania italiana, descobri que seria uma saga. Não é simples, nem rápido e nem barato. Se você não tiver informações de algum familiar que já fez esse processo da cidadania italiana, devo dizer que será uma jornada exaustiva. E ela começa entendendo se você tem o direito. Recomendo a leitura do artigo Como Tirar a Cidadania Italiana.

Eu consegui achar tudo sozinho, mas não foi fácil. Fiquei quase um ano buscando certidões. Também tive que fazer as retificações de nomes escritos errado, tradução, apostilamento, e o mais importante, achar a certidão de nascimento do meu antenato na Itália.

cidadania italiana na italia

Além disso, contei com a ajuda e boa vontade de pessoas locais para encontrar os documentos, porque a Itália é um país extremamente burocrático. Só nesse processo, foram uns bons reais e euros com cartórios, correios e as despesas de transporte extras no vai e vem das buscas. 

Durante as nossas viagens para Itália, coincidentemente já havíamos estado na cidade de onde era meu tataravô Andrea. E foi lá onde tudo começou: em Vicenza. Como disse, foi uma saga, com muito suor e sacrifício. 

cidadania italiana na italia

Eu já tinha ouvido falar em assessoria para cidadania italiana, que auxiliam na busca dos documentos necessários e em todos os trâmites legais para ter sucesso no processo, como a Nostrali, aqui da Serra Gaúcha. Na época, pensei que não seria necessário, já que tínhamos a disponibilidade de transitar pela Itália e seguir com nossos projetos. Mas se não fosse o nosso estilo de vida nômade, acredito que teria abandonado o processo no meio do caminho, talvez ainda no começo.

Leia também: Roteiro em Roma: 4 Dias Passo a Passo | Roteiro de 1 dia em Bassano Del Grappa

cidadania italiana na italia

CIDADANIA ITALIANA: O PROCESSO NA ITÁLIA

Embora existam milhares de vídeos explicando todos os passos, as coisas não são bem assim. Sempre acontece algo diferente e sem resposta fácil. Eu fiz pela Itália, mas poderia ter feito pelo Brasil, ou ainda por via judicial.

Depois de reunir todas as certidões, enviei para tradução e apostilei no cartório. Nesse meio tempo, estudei italiano porque é essencial para o processo de cidadania italiana no país: eles não se esforçam para tentar entender português ou inglês.

A princípio, seria “apenas” ir para a Itália; depois ir no Stato Civile da Comune mostrar os documentos; tirar meu Codici Fiscale (o CPF italiano); encontrar uma moradia e ir até o Ufficio Anagrafe de Comune; depois fazer a Dichiarazione di Presenza com a marca da bollo, por causa do visto. Aí então, era necessário esperar o vigile fazer a visita na minha moradia; levar a papelada no Ufficio dello Stato Civile; esperar o Certificado di Non Rinuncia ala Cittadinanza Italiana do antenato; e finalmente assinar os documentos na Comune para pegar a Carta d`Identità, solicitando, assim, o passaporte na Questura.

Nesse processo, você precisa se comunicar em italiano e ser bastante resiliente, tanto para resolver a parte burocrática da cidadania, quanto para resolver as questões do aluguel da casa. As pessoas do setor público italiano não são muito cordiais.

Leia também: Libreria Acqua Alta em Venza: A Mais Mais Bonita do Mundo

cidadania italiana na italia

CIDADANIA ITALIANA: VALE A PENA CONTRATAR ASSESSORIA?

Hoje, se alguém pedisse uma opinião sincera, eu diria para buscar ajuda desde o início. Uma assistência especializada no assunto de cidadania italiana.

Vale a pena contratar uma assessoria para a cidadania italiana. Ter o suporte de uma empresa séria, com escritório no Brasil e Itália, que irá te auxiliar desde a busca dos primeiros documentos aqui no Brasil, até a finalização do processo na Itália. Essas empresas sabem o caminho, e melhor: os atalhos. Aqui na Serra Gaúcha temos a Nostrali, que também tem escritório na Itália.

cidadania italiana na italia

É claro que é muito importante você fazer parte dessa busca dos documentos, isso faz com que você fique mais por dentro do processo. Saber o nome completo de nossos antepassados, informações de quando e onde nasceram, quantos filhos tiveram e quando faleceram, são dados importantes.

E para que esse caminho seja mais fácil, uma assessoria é fundamental! Economiza tempo, dinheiro e estresse. Se hoje eu tivesse que fazer tudo que fiz, mesmo conhecendo tudo, procuraria alguém que me auxiliasse de forma clara e objetiva.

Leia também: O que fazer em Rimini: A Praia Mais Famosa da Itália | O que Fazer em Bolonha em 1 dia

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

cidadania italiana na italia
cidadania italiana na italia

*Publipost: Esse post foi patrocinado pela Nostrali e ele reflete fielmente a nossa experiência e opinião com o processo da cidadania italiana.

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Como Visitar o Cristo Redentor

Próximo
Próximo

Como é a Praia do Secreto, O Paraíso de Grumari no Rio de Janeiro