Mercado Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok

Texto e Fotos: MONICA MORAS @monicamoras

Chatuchak é o mercado de final de semana de Bangkok. Acontece todo sábado e domingo desde cedinho da manhã até tarde da noite, mas o melhor horário para visitar, quando todas as lojas estão abertas é entre 10am e 5pm.

E eu vou lá todo final de semana, nem que seja só para olhar! É o tipo de mercado que você não vai ver em nenhum outro lugar do mundo. Tem video no canal e aqui no meio do post!

 COMO É O CHATUCHAK, O MELHOR MERCADO DE BANGKOK

O mercado de fim de semana Chatuchak Weekend Market (fala-se “djá-tu-dják”) é um dos maiores mercados de final de semana do mundo, com 27 acres de área, o que significa uns 11 campos de futebol. O Chatuchak é dividido em 27 seções e tem mais de 15 mil lojinhas vendendo de tudo que se possa imaginar de todas as partes da Tailândia e com preços maravilhosos.

Resista se for capaz! Seria algo como o Sunday Night Market de Chiang Mai, mas em proporções gigantescas. Veja o artigo O Que Fazer De Chiang Mai: Principais Atrações

O Chatuchak em Bangkok é um lugares favoritos dos locais, sendo visitados por mais de 200 mil pessoas por final de semana, sendo “apenas” 30% estrangeiros. É nesse mercado que dá para encontrar roupas, calçados, acessórios, móveis, temperos, comidas, animais de estimação, decoração, souvenirs, coisas para casa, pedras, prata, plantas, artigos tradicionais, produtos exclusivos, entre tantas outras coisas. Leia também: Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem

CHATUCHAK, O MERCADO DE FINAL DE SEMANA DE BANGKOK

1. É BARATO COMPRAR

Quando eu digo que é barato, significa encontrar as regatas de turista por 60 baht, enquanto no MBK custa mais ou menos 100 baht, por exemplo. Vestidos por 200 baht, casacos por 250 baht, short por 100 baht, shopping bag por 100 baht, mochilinha por 190 baht, peças de porcelana pintadas (xícara, prato, etc) por 30 baht, relógios por 150 baht, brincos por 20 baht.

Também massagem e tem loja de noivas com diversos acessórios para casamento incríveis! Veja o post Compras em Bangkok, Um Guia Definitivo e Democrático

2. TEM COMIDA!

Comida também não falta no Chatuchak! Tem uma seção inteira dedicada a isso, mas em todas as seções sempre tem algumas barraquinhas de comidas e bebidas.

Mas nem tudo é comida de rua! Tem o Paella do Chef Fernando que é um evento toda vez que ele começa a preparação. Tem também a loja de sucos Squeeze ’n Grind que vende os famosos sucos e smoothies naturais de frutas e vegetais com nomes como ‘The Cleanser’ e ‘Green Machine’. E o Product of Gargoyle que além dos sucos, também tem café quente e gelado.

 
 

3. TEM ARTE TAMBÉM!

Mas se você quer ver mais do que tralhas, do tipo chaveiros, calça de elefante, tag de mala e shopping bag, vá para seção 7 ver as galerias de arte. A seção 7 de Chatuchak tem lojas e pequenas galerias de artistas e pintores locais, com obras de arte tradicionais e outras impressionantes. Mesmo que você não queira ou não possa levar nada para casa, ainda assim vale dar uma olhadinha.

COMO O CHATUCHAK ESTÁ DIVIDIDO

O mercado de final de semana Chatuchak em Bangkok é dividido em 27 seções, mas como tudo na Tailândia, às vezes parece uma bagunça. Portanto tenha em mente que vai ter de tudo em vários lugares, mas a maioria vai estar concentrada em algumas seções:

  • SEÇÃO 1: Jóias, bijuterias, prata, livros e alguns cafés interessantes.

  • SEÇÕES 2 A 4: Boutiques de designers locais, decoração para casa, pinturas e artesanato fino. É a minha seção favorita, pois as roupas tem qualidade, preço ótimo

  • SEÇÕES 5 A 6: Roupas e acessórios vintage ou de segunda mão. Perfeito para achar jeans.

  • SEÇÕES 7 A 9: Tudo para casa: antiguidades, arte, móveis, cerâmica, plantas e equipamentos de jardinagem. Na seção 7 estão as galerias de arte.

  • SEÇÃO 10 A 24: Roupas e acessórios de vários estilos, eletrodomésticos, comida, temperos, brinquedos e acessórios para animais de estimação.

  • SEÇÃO 17 A 19: Cerâmica de decoração e utensílios de cozinha.

  • SEÇÃO 22 A 26: Antiguidades, móveis, roupas, jóias e artesanato em geral.

  • SEÇÃO 27: Livros e comidas.

  • IMPORTANTE: Eu não sei explicar como se locomover lá dentro, pois eu também me perco e sempre o Google Maps.

Mapa do Chatuchak

COMO VISITAR O CHATUCHAK:

DICAS E FACILIDADES

São 200 mil pessoas que passam por lá e é um espaço aberto num país quente. Ou seja, vai estar quente e lotado!

  • Vá cedo, umas 9:30am quando a maioria dos lugares já está aberto e os tailandeses ainda não saíram de casa.

  • Vá de roupa confortável e que permita experimentar, caso te autorizem.

  • Quase nenhum lugar permite experimentar, então se ficar na dúvida, peça para te medir e medir a roupa. Todas as lojas tem fita métrica para isso.

  • Não tem eletrônicos, mas tem cabos, pau de selfie, etc.

  • Beba muita água. Custa 10 baht e é fácil de achar.

  • Tem banheiro e custa 5 baht.

  • Tem caixa eletrônico e loja de câmbio.

  • Tem escritório da DHL e o Thai Post (correios) com envio direto a partir do Chatuchak.

  • Tem que cuidar a bolsa, mesmo tendo segurança.

  • Tem que negociar valores, principalmente se for comprar em maior quantidade.

  • Nem tudo é original, nem tudo é novo.

  • Raros lugares aceitam cartão, leve dinheiro em espécie.

  • Se você gostou de alguma coisa e não vai ter tempo de pesquisar, já compre. As chances de se perder são quase 100%.

  • Use o Maps.me, o app offline de mapas ou o Google Maps para se achar lá dentro. No site do Chatuchak também tem o mapa.

ONDE FICA O CHATUCHAK EM BANGKOK

O mercado de final de semana Chatuchak fica no norte de Bangkok, ao lado do Chatuchak Parque. Fica na estação Mo Chit do BTS skytrain saída 1, ou pelo MRT metro Kamphaeng Phet saída 2. Veja onde ficar perto do Chatuchak com acesso fácil ao BTS. 

Se você está na Old Town (Khao San Road), tem que pregar taxi/Grab/Uber que vai custar uns 160 baht, ou pegar barco (15 baht) + BTS skytrain (44 baht). A opção barco+skytrain vai levar mais de 1 hora. Veja onde ficar perto da Khao San Road, que fica perto do Grand Palace.

Chatuchak Bangkok Mercado Final Semana _ 43.jpg
Chatuchak Bangkok Mercado Final Semana _ 19.JPG

UM POUCO DE HISTÓRIA do CHATUCHAK

O mercado de final de semana de Bangkok foi criado na em 1938, mas em outra localização. A ideia era juntar tudo num só lugar. Só que o espaço foi ficando pequeno e em 1982, o mercado que se chamava Sanam Luang foi transferido para onde é hoje e passou a se chamar Chatuchack Weekend Market, por ser ao lado do Chatuchak Park.

Agora que você já sabe tudo isso, fica bem mais fácil incluir o Chatuchak no roteiro de Bangkok! Eu já escrevi esse roteiro no post Roteiro em Bangkok Passo a Passo: Imperdíveis e Arredores

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok

Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok

Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

Túneis de Cu Chi: Passeio até os Túneis da Guerra do Vietnã

Próximo
Próximo

Passeio Gastronômico em Ho Chi Minh: Food Tour de Moto