Eduardo & Mônica

View Original

12 Coisas para Fazer em Yerevan, Armênia

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Yerevan é a capital da Armênia. Uma cidade pequena cheia de espaços verdes, fontes e bares e cafés. O tipo de cidade que chama atenção pelo estilo de vida.

A cidade é uma das mais antigas continuamente habilitadas do mundo. Apesar dos tempos difíceis, os arménios tem muito orgulho da sua história e identidade, e isso se reflete nas principais atrações de Yerevan.
Neste artigo vamos mostrar as principais coisas para fazer em Yerevan, e também as mais legais na minha opinião, além das dicas úteis para o seu roteiro.

VISTO PARA ARMÊNIA

Brasileiros não precisam de visto para Armênia. Basta ter o passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade.

O QUE FAZER EM YEREVAN, ARMENIA: 13 PRINCIPAIS ATRAÇÕES

As coisas mais legais para fazer em Yerevan são todas próximas umas das outras, e tudo pode ser feito a pé. Siga a ordem das atrações listadas abaixo para o seu roteiro de um dia em Yerevan.

1. COMPLEXO DA CASCATA E O MONTE ARARAT

O Complexo da Cascata, o Cascade Complex, é uma escadaria jardim que leva do Jardim das Esculturas até o alto do complexo de galerias de arte, passando por diversas fontes. No topo está a vista mais bonita do Monte Ararat.

Você então tem a opção de subir as escadas ao ar livre da Cascade ou entrar no Museu de Arte Cafesjian (grátis para visitar) e subir pelas escadas rolantes até o topo. As escadas funcionam diariamente das 8:00 às 20:00, enquanto a galeria abre às 10:00 e fecha nos feriados.

Nós optamos por subir e descer a pé as escadas para ir parando para ver as fontes e esculturas de estilo soviéticoque decoram cada nível. Fomos cedo, então estavam todas desligadas ainda. Você pode subir de escada rolante descer a pé, por exemplo.

No complexo estão diversas galerias, sendo quatro delas gratuitas. Como todas são um caminho, você pode dar uma espiadinha para ter certeza se vale entrar ou não.

A vista do alto da Cascade Complex é para o Monte Ararat, que segundo a bíblia cristã, é onde está o que restou da Arca de Noé. No caso, do lado de lá do monte onde é a Turquia. Mas a vista espetacular é da Armênia. De manhã cedo a tendência é de nuvens baixas, boas para ver o monte inteiro. 

  • MÃE DA ARMÊNIA: Se subir mais um pouco, você tem uma vista ainda melhor do Monte Ararat a partir do Memorial da Revolução de Outubro onde há um obelisco de 50m de altura. Ao lado está o Victory Park e a estátua da Mãe da Armênia, de 22m de altura que simboliza a “paz através da força”.

  • CAFETERIAS: A Armênia tem uma cultura dos cafés, e você sempre verá estes espaços cheios de gente aproveitando, principalmente a partir das 11h. Um lugar lindo de visitar e que abre cedo (8h30) é o Lumen Caffee 1936, praticamente do lado do Complexo da Cascata. No passado já foi uma livraria, em 1940, e até hoje preserva sua decoração original feita pelo artesão Hovhannes Naghashyan. Atenção que tem duas, e esta fica na 17 Abovyan Street. Outro lugar bom para o café a tarde (ou drinks) é o Santa Fé, em frente ao Complexo da Cascata. Ao longo da sua caminhada você vai encontrar outros ótimos lugares para uma paradinha.

2. JARDIM DAS ESCULTURAS

O Jardim das Esculturas é um espaço com obras de diversos artistas, inclusive algumas do colombiano Fernando Botero. Cada uma delas tem uma plaquinha ao lado com o significado. Dedique alguns minutos para a leitura (em inglês).

3. MUSEU MATENADARAN DE MANUSCRITOS ANTIGOS

O Museu dos Manuscritos Antigos, o Matenadaran fica atrás do Cascade Complex. Lá está a maior coleção de manuscritos armênios do mundo. Foi fundado em 1959 e tem o nome do homem que desenvolveu o alfabeto armênio.

São cerca de 23.000 manuscritos e pergaminhos, além de outro meio milhão de documentos de arquivo, decretos e periódicos - muitos deles doados pelo público. Também tem uma cópia de Urbatagirk, o primeiro livro armênio publicado em Veneza em 1512.

A entrada custa 1500 drams, e você pode fazer um tour virtual gratuito no Matenadaran.

4. OPERA NACIONAL

A Opera de Yerevan, a Armenian Nation Opera and Ballet Theatre foi inaugurada em 1933, e tem sempre excelentes espetáculos em cartaz. Mas o curioso é que desde sua inauguração, há um espetáculo que se repete anualmente, o mais antigo em cartaz no país.

É possível visitar a Opera da Armênia por 3000 drams, mas eu recomendaria que você assistisse um espetáculo ao invés disso. E lembre-se de ter uma roupa adequada, pois os locais capricham nas vestimentas.

5. IGREJA KATOGHIKE

A Igreja da Santa Mãe de Deus de Katoghike (St Astvatsatsin Katoghike) foi construída em 1264, e é uma das igrejas mais antigas da cidade. Hoje ela é um complexo com várias adições recentes e outras sobreviventes a mudanças no urbanismo da cidade e até terremotos.

Observe que há uma pequena capela que é a mais visitada, enquanto no muro há pedras com inscrições antigas de séculos atrás.

6. MOSCOW CINEMA

O Moscow Cinema foi inaugurado em 1936 e desde então já passou por várias reformulações. O que até hoje não mudou foi sua arquitetura característica russa.

Observe que, na lateral há painéis em metal, e na frente, há uma praça com uma calçada da fama e uma fonte em celebração a independência da Armênia em 2001.

7. LOJINHAS DE ARTE DE YEREVAN

Ao longo da Abovyan Street estão diversas lojinhas de arte de Yerevan. São cerâmicas, marcenarias, quadro, bordados, acessórios em metal, roupas e nada tão convencional assim. É arte mesmo! Produtos exclusivos, com cara de caros, mas que são bem acessíveis como lembrancinhas e uso pessoal.

A loja Dalan é uma das mais famosas e bonitas na cidade. Inclusive, use ela como referencia na hora de montar o roteiro, pois as lojas mais bonitas ficam na mesma quadra.

8. PRAÇA DA REPÚBLICA

A Praça da República é o centro da cidade. Se você observar bem, não há uma parte antiga, pois foi destruída para dar lugar a essa praça lá nos anos 1950. Tudo foi construído usando o material da cidade antiga.

Ali ficam edifícios muito bonitos, como o Museu de História da Armênia, onde está famoso sapato Areni-1, um sapato de couro de 5.500 anos que foi desenterrado em Vayots Dzor em 2008. É considerando que é o sapato de couro mais antigo do mundo e está muito bem preservado.

No centro da praça fica a Dancing Fountain que acende suas luzes e faz um show de águas dançantes a noite.

Observe que um dos edifícios tem uma abertura. Por ela se vê nitidamente o Monte Ararat. Foi uma surpresa quando vimos ele depois de descer do Complexo da Cascata.

  • PULPULAK, OS BEBEBOUROS DE YEREVAN: Os bebedouros de Yerevan, conhecidos como pulpulaks, são uma característica da cidade. Eles foram construídos na década de 1920 e são mais de 1500 pela cidade. O mais bonito é Yot Aghbyur, que significa “Seven Springs”, e fica na Praça da República. A água é fresca, e foi um alívio nos dias que estivemos na cidade, pois o clima estava bem seco. Na verdade, toda vez que víamos um bebedouro, parávamos.

9 . MESQUITA AZUL

A Mesquita Azul é um símbolo da relação cordial entre a Armênia e o vizinho Irã. Os dois países têm um acordo de turismo sem visto, e o Irã permitiu que a Armênia preservasse várias igrejas apostólicas que estão dentro do seu país.

A Armênia foi a primeira nação a adotar o cristianismo como sua religião oficial, a grande maioria dos armênios adora o mesmo deus desde 301 d.C.

Construída no século XVIII, a Mesquita Azul era a maior das oito mesquitas de Yerevan e é a última casa de culto islâmico da Armênia. Ela é usada pela comunidade iraniana da cidade e pela equipe da embaixada. Dentro do complexo há diversas lojas de produtos iranianos.

10. MERCADO DE VERNISSAGE

O Vernissage é o maior mercado ao ar livre da cidade, e ocupa toda a central Praça Charles Aznavour. Começou na década de 1980, quando um grupo de pintores locais começou a exibir suas obras do lado de fora do instituto de arte na Buzand Street.

Hoje é um mercado que vende de tudo: tapetes, bordados, lembrancinhas, jogos de xadrez decorados, entre outras coisas que só tem na Georgia. Observe as mulheres que bordam os caminhos de mesa e toalhinhas para casa. Um trabalho tão delicado, que dá vontade de levar tudo!

Abre todos os dias até às 18h e o pagamento dos produtos é apenas em dinheiro.

11. CATEDRAL DE SÃO GREGÓRIO O ILUMINADOR

A Catedral de São Gregório, O iluminador, é a maior catedral da Armênia. Sua construção foi concluída em 2001 em comemoração aos 1700 anos da proclamação do Cristianismo como a religião nacional da Armenia.

As relíquias de São Gregório foram trazidas de Nápoles, da igreja de São Gregório Armeno. Logo na entrada dela, você vê um pequeno espaço que é de adoração ao santo.

A igreja é imensa, e seu entorno é um belo parque. Como ela fica no alto de uma escadaria, com uma bela vista da cidade, o arco lateral de sua fachada vira uma moldura para o Monte Ararat!

12. ARMENIAN MARKET

O Armenian Market, ou GUM Market e Mercado da Armênia, foi uma agradável surpresa no nosso roteiro! Basta por os pés no mercado para os vendedores começam e a oferecer os produtos. Vá com fome para não fazer desfeita!

Nossa barraquinha favorita é a primeira à direta. São duas senhoras gêmeas muito atenciosas, que mostram os doces, as tábuas, as frutas secas. E tudo é espetacular e natural! O processo de ressecamento é feito com mel, então o sabor fica ainda melhor.

No final do mercado você encontra os temperos, os queijos (se prepare para provar!), e os cafés, que pode ser moído ali na hora. Há também o lavash, o pão armeno.  

QUANTOS DIAS FICAR EM YEREVAN

Você pode fazer todo roteiro da cidade em 1 dia a pé, porém eu recomendo fortemente que você fique 2 ou 3 dias, para fazer a cidade e mais algum passeio a partir dela.

COMO CHEGAR EM YEREVAN

Você pode voar para Yerevan através de capitais e cidades grandes da Europa. Ou pode fazer como nós, e ir de van a partir de Tbilisi na Georgia. Nós fizemos um “bate e volta” de 3 dias, a partir de Tbilisi, já que são apenas 6h de viagem, a imigração é bem tranquila e a paisagem é deslumbrante.

Lembre-se que a Armênia e o Azerbaijão são inimigos, e por isso o ideal é sempre por a Georgia no meio do roteiro, jamais os dois juntos.

Na cidade há taxis, ônibus e metro. Uma corrida da rodoviária até o centro custa entre 1500 e 2000 drams. Tenha dinheiro em espécie.

Estas são as principais atrações de Yerevan para incluir no roteiro. Ao longo delas você vai descobrir uma cidade muito interessante de ser visitada. Sinceramente, foi um lugar que nos surpreendeu demais, que não imaginávamos como as pessoas seriam gentis e como tudo era tão organizado.

 >>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Veja mais sobre a ARMENIA

See this gallery in the original post