Eduardo & Mônica

View Original

10 Coisas para Fazer em Tirana, Albânia

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Tirana, a capital da Albânia, oferece uma mistura fascinante de história, cultura e modernidade. Cercada por montanhas e próxima do mar, é uma das cidades mais ensolaradas e úmidas da Europa.

Se comprada a outras capitais da Europa e especialmente dos Balcãs, Tirana não é turística. Estivemos na cidade em diferentes momentos ao longo do ano, e foram poucos os estrangeiros que vimos circulando.

Neste artigo, vamos listar as coisas mais legais para fazer em Tirana numa lista das principais atrações para incluir no roteiro, e tudo por ser feito a pé em um ou dois dias.

10 COISAS PARA FAZER EM TIRANA, ALBÂNIA

1. PRAÇA SKANDERBEG (SHESHI SKËNDERBEJ)

A Praça Skanderbeg é o coração de Tirana, onde você encontra uma estátua do herói nacional Skanderbeg, que resistiu aos otomanos. A praça foi recentemente renovada e é cercada por importantes edifícios, como o Museu Nacional de História, a Ópera e Mesquita Et'hem Bey.

Há também uma roda gigante que funciona praticamente o dia todo, e o letreiro “Eu amo Tirana”. A noite a praça ganha vida com o movimento dos locais.

2. MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA

O Museu Nacional de História fica na Praça Skanderbeg e tem um desenho na fachada que é quase um símbolo da cidade. Este museu mostra a história albanesa, desde a antiguidade até os tempos modernos.

3. MESQUITA ET'HEM BEY

A Mesquita Et'hem Bey é uma das poucas mesquitas que sobreviveram da destruição pelos comunistas, o que resultou no fechamento de qualquer tipo de instituição religiosa, demolida ou convertida em armazéns ou escolas até o final de 1967.

Apesar da resistência das autoridades comunistas, cerca de 10.000 pessoas entraram na mesquita em 18 de janeiro de 1991. Essa data foi um dos marcos importantes no renascimento da liberdade religiosa e na queda do comunismo no país. A Albânia hoje é um país ateu.

Sua arquitetura é otomana e por dentro a decorações é delicada, com árvores, cachoeiras, pontes, e naturezas-mortas, que são raras nas artes islâmicas. Ela fecha nos horários de orações.

4. TORRE DO RELÓGIO

A torre do relógio é um símbolo de Tirana e fica ao lado da Mesquita Et'hem Bey. Ambas foram construídas pelo mesmo arquiteto, sendo ela de 1822. Do alto da torre se tem uma bela vista da cidade. A entrada na Torre do Relógio custa 400 leks, e fica fechado entre 12:00 e 14:00.

5. MUSEU BUNK'ART

O Museu Bunk'Art fica dentro de um bunker da era comunista, e nele há exposições sobre a história recente da Albânia, incluindo o regime comunista de Enver Hoxha, que governou o país por cerca de 50 anos.

Em algumas salas há relíquias da época de Hoxha, incluindo seu escritório e quarto. Há também uma série de exposições que abrangem os últimos 100 anos na Albânia, e também salas com exposições temporárias.

O bunker, um esconderijo de guerra, é obviamente subterrâneo e tem longos corredores escuros com pequenas salas. Se você for claustrofóbico, talvez seja melhor não entrar. O ingresso custa 500 leks.

6. BLLOKU

Blloku é um bairro onde estão cafés, bares, restaurantes e lojas caras. Fica ao lado do centro, numa caminhada de menos de 10 minutos. Antigamente uma área exclusiva para os membros do partido comunistae onde Enver Hoxha viveu.

É aqui que fica o Sky Club é um bar que fica numa torre giratória no alto de um edifício que oferece vistas de 360º graus pela cidade. A volta completa leva 1h, e você precisa subir de elevador, e depois mais um lance de escada.

7. PIRÂMIDE SOVIÉTICA

A Pirâmide Soviética foi construída em 1987 pela filha do ditador da Albânia Enver Hoxha, que governou tiranicamente a Albânia de 1944 a 1985, como um museu para seu pai. Hoje é um espaço de arte e do alto há uma bela vista 360º da cidade.

No entorno da pirâmide há edifícios coloridos em formatos diferentes, que abrigam lojas de arte e cafeterias charmosas. Na verdade, enquanto anda por Tirana, observe como os prédios são todos bem diferentes.

8. NOVO BAZAR (PAZARI I RI)

O Novo Bazar é um dos bairros mais históricos e antigos de Tirana. É também o nome do mercado que está localizado na área. No mercado você contra frutas frescas, todos os tipos de azeitonas, tapeçaria característica, e lembrancinhas.

No entorno do mercado estão os melhores cafés e restaurantes da cidade, perfeitos para almoço e happy hour. Observe que os edifícios no entorno são pintados com os mesmos desenhos dos tapetes que vende no mercado.

9. PROVE A CULINÁRIA ALBANESA

Experimente pratos tradicionais da Albânia em Tirana, o lugar mais barato do país. Prove “tavë kosi" (cordeiro assado com iogurte), "byrek" (torta de massa folhada com diversos recheios), e “qofte” (almôndegas assadas acompanhadas de pão).

Para ter uma noção de valores, um byrek custa 100lek e cada qofte custa 35lek. Uma pint de cerveja Tirana (a marca local) custa em média 220 leks. Um sorvete custa 100leks, e um café 90leks.

10. TELEFÉRICO ATÉ O MONTE DAJTI

O Teleférico Dajti Ekpres fica a 20 minutos do centro de Tirana. Ele leva cerca de 15 minutos para chegar ao topo e tem vistas incríveis da cidade. No alto há um hotel e um restaurante.

O expresso Dajti custa 600 leks de retorno por pessoa e o último vai por volta das 21h, mas verifique isso no site deles, pois muda dependendo da temporada.

  • Como chegar do centro da cidade de Tirana até o teleférico Dajti Ekspres de ônibus?

O ônibus da cidade para o teleférico Dajti Ekspres parte da estação de ônibus atrás da Praça Skanderbeg. Se você estiver de pé na central Praça Skanderbeg, deve passar entre a Torre do Relógio e o Palácio da Cultura. Caminhe em direção à torre do Plaza Hotel. Você verá a estação de ônibus da cidade.

Para chegar ao teleférico Dajti Ekspres, você deve pegar o ônibus azul para Porcelan (linha número 11) até o último ponto, que é no teleférico.

O ônibus para Porcelan parte a cada 5-20 minutos, dependendo da hora do dia, a viagem leva entre 20 e 30 minutos. O Google Maps tende a acertar os horários e localizações em Tirana.

A passagem custa 40 Leks em dinheiro, e há cobrador passando para recolher o dinheiro. Quando chegar no último ponto, basta subir por cerca de 5 minutos para chegar à bilheteria do Dajti Ekspress. Há placas indicando o caminho.

CHEGANDO E SAINDO DE TIRANA

O aeroporto fica a 17km do centro de Tirana. O ônibus Luna faz o trajeto de hora em hora até o centro da cidade por 400 leks. Os taxis cobram 2500 leks para o trecho. Há aplicativos de taxis, mas por experiência própria, eles não funcionam.  

Há duas rodoviárias na cidade: uma que faz os trajetos dentro do país (Saranda, Vlore, etc), chamada South and North Albania Bus Terminal, e a que faz os trajetos internacionais (Montenegro, Kosovo, Macedônia), chamada Lindor (East Bus Terminal of Tirana). Para ambas o taxi custa em torno de 1000 leks no taxímetro, porém há ônibus regulares em trajetos de 30 minutos. Para a Lindor o ônibus é o L8.

Estas são as principais atrações e coisas mais legais para fazer em Tirana. Siga esta lista na ordem que está descrita, e você terá um roteiro completo de um ou dois dias em Tirana, que é suficiente para explorar a cidade a pé.  

 >>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Veja mais sobre a ALBANIA 

See this gallery in the original post