Eduardo & Mônica

View Original

O Que Fazer em Roma: 15 Atrações Imperdíveis

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Roma é uma cidade com muito o que fazer, principalmente a pé. Fizemos uma lista das atrações imperdíveis de Roma você incluir no roteiro.

Mas antes de começar, já baixe o aplicativo Maps.me que é off-line e gratuito, para pinar os lugares. Assim vai ficar mais fácil andar pela cidade sem precisar de internet e ou ficar lembrando o nome dos lugares. Leia também Roteiro em Roma: 4 dias passo a passo e assista o video de Roma.

O que fazer em Roma: 15 Atrações Imperdíveis

1. COLISEU E FORO ROMANO

O Coliseu é o maior anfiteatro de Roma e também uma das atrações mais visitadas da cidade. Foi construído em 72 d.C. e inaugurado em 80 d.C., a pedido do Imperador Vespasiano. No passado, era revestido de mármore por fora. Por dentro, há a arena dos gladiadores.

Já o Foro Romano, que fica ao lado do Coliseu, era o centro monumental da vida política, comercial e judiciária da antiga Roma. Hoje são ruínas interessantes de visitar.

O ingresso do Coliseu é o mesmo do Foro Romano e vale 2 dias consecutivos. Compre ingresso antecipado do Coliseu para evitar fila e garantir os melhores valores, porque eles tendem a acabar rápido. Se não pegar guia, tente pegar o áudio-guia, que ajuda na visita.

2. ALTARE DELLA PATRIA E ESTÁTUA DE VITTORIO EMANUELE

O Altare della Patria é onde está a Estátua de Vittorio Emanuele. É uma homenagem ao primeiro rei da Itália Unificada, inaugurado em 1911. A entrada na parte baixa é gratuita.

Dentro do altar está o Museo del Risorgimento, e subindo de elevador panorâmico até o topo, tem-se uma vista maravilhosa! Ele é pago (reserve o elevador do Altare della Patria antecipadamente). As escadas só dão acesso até a estátua. Do alto se tem a vista completa do Coliseu, Foro Romano e Mercado de Trajano.

3. CASTELO SANTO ANGELO E PONTE SANTO ANGELO

O Castel Sant’Angelo é o único monumento de sua época que permanece de pé. Ele foi construído em 123 d.C. para ser o mausoléu do Imperador Adriano e sua família.  

Você pode comprar o ingresso do Castelo de Santo Angelo antecipado (recomendo!). Na frente do Castelo de Santo Angelo fica a Ponte Santo Angelo com os 10 anjos de Bernini. Essa é uma das melhores vistas do Castelo. 

4. PIAZZA DEI TRIBUNALI (PALÁCIO DA JUSTIÇA)

O Palácio da Justiça foi construído entre 1888 e 1910, com projeto do arquiteto Guglielmo Calderini. Ele é o mais grandioso dos novos edifícios que se seguiram à proclamação de Roma como nova capital do novo Reino da Itália.

5. PIAZZA NAVONA

A Piazza Navona é uma das mais icônicas de Roma. Nela estão as fontes: A Fontana Del Moro, Fontana dei Quattro Fiumi (quatro rios) e a Fontana de Calderari (Netuno).

E ela nela que fica igreja de Santa Inês em Agonia, um exemplar da arquitetura barroca, bem em frente à Fonte dos Quatro Rios. E ao lado da igreja, no Palazzo Pamphili, é onde fica a Embaixada do Brasil.

6. PANTHEON

O Pantheon foi reconstruído pelo imperador Adriano entre os anos de 118 e 128 d.C. , depois de ter sofrido um incêndio que deixou poucos vestígios da construção original, datada de 25 a.C. Ele é monumento romano mais bem conservado.

Localizado na Piazza Rotonda, tem entrada gratuita (porém recomendo pegar o audioguia do Pantheon) e fica aberto até às 19h. Mas tente chegar com luz, porque no meio dele tem um buraco por onde entra luz e é muito bonito. Existem várias lendas urbanas bizarras desse lugar. Para entrar no clima, faça o tour virtual do Pantheon.

É necessário agendar a entrada através do site https://pantheon.cultura.gov.it/it se você pretende visitar em final de semana ou feriado.

7. FONTANA DI TREVI

A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca da Itália: são 26 metros de altura e 20 metros de largura. Sua construção iniciou em 1732 por Nicola Salvi, por encomenda do Papa Clemente XII, porém a conclusão foi em 1762 por Giuseppe Pannini. 

É através do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma, que a fonte recebe água, um dos mais antigos aquedutos de Roma. A estátua do meio é o Netuno.

E não deixe passar a tradição: jogue a moeda! Dizem quem joga, volta para Roma. Para nós sempre funcionou!

8. PIAZZA DI SPAGNA

Na Piazza di Spagna está a famosa escadaria de Trinitá dei Monti que tem fim na Igreja de Trinità dei Monti, no alto. Aos pés da escadaria, está a bela “Fontana della Barcaccia” de Bernini.

Ali fica a Embaixada da Espanha, que dá nome a essa praça tão famosa de Roma. 

 Leia o Roteiro de Roma e veja o mapa explicado no instagram.

9. MUSEUS DO VATICANO - CAPELA SISTINA

O Museus do Vaticano tem esse nome, porque de fato são várias galerias. Na Pinacoteca tem mais de 400 quadros de grandes artistas como Raffaello, Leonardo da Vinci, Caravaggio. A Galeria dos Mapas tem um teto lindo que vai te fazer andar olhando pra cima.  

Já a Capela Cistina por si só já é uma obra pintada por Michelangelo com a criação de Adão com a mão estendida e o dedo indicador de Deus quase o tocando.  Na Capela Sistina é proibido fotografar, mas dá para ver ela por dentro em 360º aqui. Tem ainda a escada espiral de Giuseppe Momo de 1932 que fica na saída nos Museus. 

DICA: Compre o ingresso do Museus do Vaticano para o primeiro horário e vá direto para a Capela Sistina, deixando a visita dentro do museu para depois. Compre o ingresso antecipado do Museus do Vaticano, pois tende a acabar rápido e os horários serem ruins.

Para quem vem da estação Ottaviano, siga pela Via Ottaviano até encontrar um cruzamento com semáforo. Ali você vai começar a contornar pela direita o muro do Vaticano para chegar na Entrada dos Museus do Vaticano. O nome é Museus, porque tem várias coisas lá dentro. 

10. VATICANO: PRAÇA SÃO PEDRO E AUDIÊNCIA PAPAL (VER O PAPA)

A construção da praça aconteceu entre 1656 e 1667, realizada por Bernini com o apoio do Papa Alexandre XII. Na Piazza San Pietro estão 284 colunas e 88 pilastras que circulam a praça em um pórtico de quatro filas.

No alto das colunas você vê as 140 estátuas de santos feitas pelos discípulos de Bernini em 1670. Para entrar na praça, você precisa estar com joelhos, decote e ombros cobertos. 

É ali que acontece a Audiência Papal todas as quartas-feiras, ou quase todas, depende da agenda do Papa. Você pode agendar a sua cadeira para participar e depois aproveitar a visita guiada pela Basílica de São Pedro. Ou pode fazer todo processo sozinho (apenas em italiano), como expliquei no Roteiro de Roma.

11. BASÍLICA DI SAN PIETRO E A CÚPULA

A Basílica de São Pedro foi construída entre os anos de 1506 e 1626 com ajuda de Michelangelo e Bernini, no local onde foi sepultado São Pedro, um dos 12 apóstolos e primeiro Papa da Igreja Católica. 

Quando você entrar na Piazza San Pietro, vai ter uma fila enorme, mas é só para passar pelo detector de metais. Se você for bem cedinho, nem vai pegar a fila, como aconteceu conosco.

Quando estiver saindo da Basílica, saia para a esquerda e na lateral dela você vai ver a fila para a subida da Cúpula. Subir até a Cúpula da Basílica de San Pietro é algo imperdível, mas exige um pouco de preparação, afinal depois de pegar o elevador, você ainda tem que subir mais 304 degraus.

Tente ir o mais cedo possível para subir, para evitar as filas que podem se formar atrás de você se o seu ritmo for lento. Ou você ficar “preso” atrás de alguém com ritmo lento na subida.  O horário da cúpula é das 8h às 17h, mas só pode subir até às 16h. Para usar o elevador tem um custo e mais os 304 degraus.

12. PIAZZA DEL POPOLO

Na Piazza del Popolo estão as igrejas gêmeas de Santa Maria Montesanto e Santa Maria dei Miracoli. E também o Obelisco Flaminio, o mais antigo e o segundo maior de Roma, perdendo apenas para o obelisco da Piazza San Pietro. Já nos extremos, estão duas fontes de Valadier.

Leia também:

13. VILLA BORGHESE - GALLERIA BORGHESE

A Galleria Borghese era um palácio onde viveram muitos herdeiros de uma das mais ricas e poderosas famílias italianas de todos os tempos. Ela é uma combinação de artes (pinturas e esculturas) de grandes nomes italianos.

Compre o ingresso antecipado da Galeria Borghese para não perder tempo na fila. Ou comprando o Roma Pass, você já tem o acesso, basta agendar.

14. TRASTEVERE E A BASÍLICA DE SANTA MARIA DE TRASTEVERE

Trastevere é o bairro boêmio de Roma. O melhor lugar para chegar nele é através da Via della Lungaretta, que é cheia de bares, restaurantes, arte nas paredes e muito fotografável. Todo bairro é muito fotografável!

Ande pelas ruas estreitas e vá vendo as coisas bonitas até achar um restaurante que lhe agrade. E se não quiser para beber um Spritz, talvez uma pizza em fatia com a uma Birra Moretti já mate a fome. Inclusive, é isso muitas pessoas fazem.

Ali fica a Basílica de Santa Maria de Trastevere, que foi o primeiro local oficial de cultos do cristianismo construído em Roma. Além disso é a mais antiga das igrejas dedicadas a Nossa Senhora em Roma, de 1143.

Dentro, há mosaicos do século XII, sendo o mais conhecido o de Pedro Cavallini, que representa a morte da Virgem Maria. Ele está bem no centro da meia cúpula, é dourado e com cores intensas.  A visita é grátis e vai até as 21h. 

15. CAMPO DI FIORI

Campo di Fiori é uma praça onde está a estátua de Giordano Bruno, filósofo que foi condenado por heresia e queimado pela Igreja Católica no mesmo local onde construíram a estátua.

No passado, ali acontecia um mercado de flores (campo de flores). Atualmente, todos os dias acontece uma feirinha tradicional de flores, frutas, temperos típicos, etc, que vai até às 13:30. Depois das 18h a praça fica agitada por causa do happy hour.

No entorno do Campo de Fiori há vários restaurantes. E ali perto fica a Via Giulia, uma rua cheia de plantas trepadeiras que “caem” pelas pontes e paredes da rua.

QUANTOS DIAS PARA O ROTEIRO EM ROMA

Roma é uma cidade onde as principais atrações ficam todas concentradas numa pequena região. Por esse motivo, 4 dias são suficientes para conhecer Roma a pé. Nesse tempo, você consegue conhecer as atrações mais distantes ou fazer o roteiro com mais tranquilidade. Leia Roteiro em Roma: 4 dias passo a passo  e veja o mapa explicado no instagram.

  • DIA 1 EM ROMA: No primeiro dia recomendo começar pelo Coliseu (ingresso) e Foro Romano e Palatino (ingresso). Depois vá passando pelas atrações no entorno, até o Altare della Patria. Depois vá voltando até chegar no Trestevere.

  • DIA 2 EM ROMA: Comece o dia no Vaticano. Se for quarta-feira, é o dia da Audiência Papal (ingresso). Depois siga para o lado do Castelo Sant’Angelo (ingresso), Palácio da Justiça, Piazza Navona, Campo di Fiori, Pantheon, Fontana de Trevi e termine na Piazza di Spagna.

  • DIA 3 EM ROMA: No terceiro dia, comece pelo Museus do Vaticano (ingresso) e Capela Sistina (ingresso). Depois vá para o Vaticano na Praça São Pedro, Basílica de San Pietro, em seguida Piazza del Popolo e depois Galleria Borghese (ingresso).

  • DIA 4 EM ROMA: Vá primeiro na Piazza di Spagna e vá seguindo na direção na estação Termini, onde há várias atrações no caminho. De lá, termine o roteiro no Quartiere Coppede, um bairro charmoso de Roma.

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA ROMA

A melhor época para viajar para Roma são os meses de abril, maio e junho, na primavera europeia. O clima é ameno e fora do período de férias e sem chuva. As chuvas começam a partir de outubro e vão até março. Novembro e dezembro são os piores meses, pois chove bastante na média acumulada. J

aneiro e fevereiro ainda chove e as temperaturas ficam próximas de 0 ºC. Agosto é o mês de férias na Itália, o ferragosto, o mês mais caro, assim como julho.

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

ONDE FICAR EM ROMA

Os melhores lugares para ficar em Roma são próximos dos principais pontos turísticos. Algumas sugestões

Perto da Piazza Navona:

  • Navona Theatre Hotel: opções de quartos para até 4 pessoas. A localização é excelente para fazer diversas coisas a pé e estar perto das atrações. O hotel é moderno, bem decorado e tem café da manhã.

  • Hotel Navona: opções de quartos para até 4 pessoas. O hotel está no edifício restaurado do século XV, tem opções de refeições para alérgicos e a localização é excelente.

  • Palazzo De Cupis: opções de quartos com varanda com vista para Piazza Navona. Quartos aconchegantes e café da manhã servido no quarto.

Perto da Piazza Spagna:

  • My Suites Piazza di Spagna: opções de quartos para até 4 pessoas. A localização é excelente para fazer diversas coisas a pé ou pegar o metro que fica ali perto. Quartos grandes e bem equipados.

  • Garibaldi Suites Piazza Di Spagna: opções de quartos para até 4 pessoas. Localização perfeita. Não é exatamente um hotel, mas sim uma pousada com quartos bastante confortáveis.

  • Spagna Dream Suites: opções de quartos para até 4 pessoas. A localização é ótima, muito perto da Via Condotti, a rua das compras. Quartos grandes e confortáveis.

Perto da Fontana di Trevi:

  • Hotel Delle Nazioni: opções de quartos para até 4 pessoas. Este hotel já foi o palácio residência de uma família nobre. Quartos espaçosos e confortáveis numa localização excelente.

  • Piccolo Trevi Suites: opções de quartos para até 4 pessoas, e suítes com 2 quartos. Localização excelente e quartos bem espaçosos.

  • Hotel Accademia: opções de quartos para até 3 pessoas, sendo uma delas uma criança. Localização ótima, café da manhã americano, e quartos espaçosos.

Hotéis perto da Estação Termini

  • La Reggia dei Principi: opções de quartos para até 4 pessoas. Localização ótima, café da manhã completo, quartos charmosos e todos diferentes uns dos outros.

  • Hotel Argentina: opções de quartos para até 4 pessoas. Localização ótima, café da manhã disponível, quartos charmosos.

  • Maison delle Naiadi Roma: opções de quartos para até 3 pessoas. Localização ótima e quartos confortáveis.

Hotéis no Trastevere

  • Trastevere 2.0: opções de quartos para até 3 pessoas. Localização ótima, café da manhã completo, quartos espaçosos e muito charmosos, além de espaço para trabalho.

  • Divine Bed & Breakfast: opções de quartos para até 3 pessoas, sendo uma delas uma criança. Localização ótima, café da manhã completo,  quartos espaçosos e muito charmosos, além de espaço para trabalho.

  • Hotel Ripa Roma: opções de quartos para até 4 pessoas. Localização ótima, café da manhã completo, quartos espaçosos e modernos e conceituais.

 Leia o Roteiro de Roma e veja o mapa explicado no instagram.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

See this gallery in the original post