Ata de 23 Meses de Viagem
Texto: Mônica Morás
Chiang Mai - Tailândia, 25 de maio de 2016.
Eduardo e Mônica hoje completam 23 meses de viagem. Também completam 15 países visitados, 2 para chamar de casa e 3 que os transformaram profundamente. A Ásia faz isso com as pessoas.
Eles não contabilizam em números algumas coisas, mas lembram de muitas descobertas, algumas superações, várias mudanças, alguns erros e nenhum arrependimento. Eles cresceram juntos, aprenderam juntos, brigaram juntos e continuam andando juntos.
Eduardo e Mônica ainda passam trabalho, buscam trabalho e já somam mais de 500 clientes felizes e uma boa parcela de amigos. Eles descobriram uma forma de manter o estilo de vida que conquistaram. Eduardo e Mônica não estão mais apenas viajando, eles estão vivendo.
Eles têm uma relação estranha com o tempo, a percepção dele e o quanto de fato ele passa é muito dinâmica. Eduardo e Mônica não perdem mais tempo, eles aproveitam o tempo. Eles perceberam que qualquer momento é certo para fazer as coisas darem certo, desde o ócio criativo, encontrar amigos, ver o mar ou mudar completamente o rumo das coisas.
Eduardo e Mônica estão seguindo um caminho com muitas curvas, altos e baixo, muitos túneis escuros, mas eles não cansam de caminhar. Aprenderam desde o começo que o mais importante é o primeiro passo e a cada nova curva, a cada descida, a cada final de túnel tudo muda, tudo novo, tudo de novo, como nunca foi e que se vai. A mudança é inevitável e eles aprenderam a estar prontos para abraçar ela com carinho.
Eles se tornaram minimalistas, porque sabem que quantidade não é sinônimo de qualidade. Deixaram para trás tudo que é pesado, que ocupa espaço, que desgasta, que cansa, desde roupas, pessoas e sentimentos. A vida precisa ser leve para ser longa.
Eduardo e Mônica são o resultado daquele primeiro passo há mais de 23 meses atrás, das derrotas de uma vida, das conquistas ao longo dos anos e da simples escolha de viver.