5 Itens Úteis e Essenciais Para a Sua Próxima Viagem
Texto: MONICA MORAS Fotos: EDUARDO VIERO
Viajar é tudo de bom! O que não é bom é arrumar a mala. Sempre falta alguma coisa essencial e sobra alguma coisa desnecessária que vira peso. Já falamos bastante sobre isso aqui no blog, mas faltou falar mais daqueles itens úteis que todo mundo que viaja deveria ter consigo, seja de férias ou a trabalho. Depois que descobrimos eles, nossa vida na estrada nunca mais foi a mesma!
*Publicado em março/2018, Atualizado em novembro/2018.
ITENS ÚTEIS PARA LEVAR NA VIAGEM
1. Tapa Olho
Tapa olho é item indispensável na viagem para ter um sono de qualidade. Uso a noite, no avião, no trem, no ônibus e até naquele cochilo da tarde. Não consigo dormir com luz e já testei várias marcas e modelos. O La Aquarelle (leia o EDIT abaixo) é apenas um tapa olho comum igual aqueles que dão no avião, é algo que nem sente que está usando de tão confortável. Bom, eu sou viciada e tenho 2, uma bolsa e outro na mochila!
Porque escolhi levar um tapa olho da La Aquarelle (meu favorito, mas tem outras marcas ótimas!):
*EDIT: uma leitora comprou e não recebeu, então recomendo buscar outra opção que ofereça esses benefícios que menciono aqui abaixo.
É totalmente livre de química, orgânico mesmo, porque é feito a base de plantas num processo de tingimento manual e por isso nenhuma “estampa” é perfeitamente igual a outra.
É feito 100% de algodão, seda ou fios de bambu, depende o modelo, por isso a sensação de conforto. Além de ser bem focinho!
O elástico que envolve a cabeça é ajustável e por isso não fica apertando e nem caindo. Você decide o nível de conforto não fica com dor de cabeça por cause de um tapa olho apertado.
É longo na parte que tapa o olho, o que impede qualquer entrada de luz naqueles espacinhos entre o tapa olho e o nariz. Eu sou do tipo que não consegue dormir nem com a luzinha do led da televisão.
Não pega nos cílios. Ou seja, dá sim para viajar maquiada, usar tapa olho e não chegar no destino com cílios amassados.
2. Sacos Organizadores
Não importa se a viagem é de mala ou mochila, os sacos organizadores estão aí para organizar a viagem, facilitar a vida e nunca mais ter tudo espalhado na cama do hotel ou no chão do hostel.
Porque você deveria levar sacos organizadores:
Eles vão se encaixar direitinho na mala ou na mochila, evitando que voce tenha que tirar várias peças para pegar uma blusa específica.
Você consegue organizar por categorias como calcinhas e meias, blusas e saias, casacos e camisas, e até roupa suja. Ou no mochilão organizar por roupas para usar naquele hostel de 1 noite e 1 dia sem precisar tirar tudo de dentro da mochila. Eu sempre fazia isso e só tirava 1 dos sacos com tudo que já tinha separado que eu precisava (muda de roupa, toalha, etc) e a necessaire. Na mochila os pequenos funcionam melhor.
Tem de todos os tamanhos: P, M e G. A Mônica usa da Muji e o Eduardo da eBags.
É leve e não rouba espaço na mala.
DICA: Para os calçados, use aqueles sacos de lavar roupa delicada quem vende em qualquer 1,99 e evite aquele monte de sacolinhas plásticas que só fazem barulho quando não devem.
3. Lacre de Segurança da SealBag
Ninguém quer ter a mala extraviada ou pior ainda, roubada! A SealBag desenvolveu um lacre perfeito para reforçar a segurança da bagagem naquele tempão que ela não está sob os nosso cuidados.
Porque você deveria levar os lacres de segurança SealBag:
Para evitar o famoso golpe da cesárea que nem mesmo o melhor cadeado pode evitar. Se não sabe do que estou falando, veja o vídeo aqui. Esse golpe também acontece na sala de bagagem do hotel depois do check out, mesmo que você não tem bagagem despachada.
Para evitar que coloquem algo ilegal na sua mala e você acabe respondendo por um crime que não cometeu. Veja esse caso chocante que foi notícia aqui.
Para fechar o cofre do hostel quando você nnao tem cadeado ou ele não cabe no gancho.
DICA: Nunca esqueça de fotografar o lacre com a seu bilhete de embarque por segurança e como prova se algo acontecer.
4. Aplicativo de Mapas Mundial Offline Maps.me
Mapas são essenciais parar qualquer turista, o problema é que os de papel ocupam espaço, a maioria dos aplicativos exige internet para funcionar, e se é off-line, é apenas de um lugar específico. O Maps.me ajuda na nossa viagem principalmente quando não queremos comprar chip de celular em países que vamos passar pouco tempo ou fazer day trip.
Porque você deveria baixar o aplicativo Maps.me:
É grátis.
Você faz o download de quantos países quiser e depois usa todo off-line.
Mostra até os lugares mais improváveis com detalhes com localizações perfeitas. Até na trilha!
Você pode pinar onde quer ir e adicionar notas nesses pins ou até alterar o nome do lugar, como por exemplo: meu Airbnb ao invés de um endereço.
Ele reconhece nome de lugares e até estátuas.
Você pode traçar rotas de carro, de bicicleta e a pé com precisão e usar ele como GPS.
Ele mostra pontos de interesse com nomes. Exemplo: está com fome e não sabe se tem restaurante perto, então basta dar zoom e ver as opções. Ou está na estrada e precisa achar um banheiro, ele vai dar as opções mais próximas.
Está linkado com o Booking.com, ou seja, se você não tem reservas, basta dar zoom no mapa e ela mostra as opções já com os $$ de valor e ainda traça a rota até lá.
5. HD Externo
Pior do que faltar espaço na mala, é faltar espaço na memória do celular, da câmera, do pen drive ou do computador. Tem vezes que nem a nuvem salva! Nós ainda trabalhamos na viagem, então o HD (hard drive) é mais essencial ainda.
Porque você deveria levar um HD externo:
É pequeno de tamanho, mas grande de memória.
Dá parar fazer muitas fotos e videos sem preocupar em onde colocar aquilo tudo.
Mantem cópia de segurança do seu smartphone, computador e até de documentos importantes.
Usa cabo USB e conecta em qualquer computador.
Tem o modelos para todos os tipos de necessidades: para viagem, para pessoas desastradas ou que sabem que a viagem vai ser impacto, para manter parado na mesa, etc. Nós usamos dois modelos da marca Lacie. Falamos deles aqui.
Tem alguma outra sugestão de coisas essenciais para levar na viagem? Comenta aqui embaixo!