Roteiro de 1 Dia em Ayutthaya, A Capital do Reino de Sião
Escrito em 27/05/2015 | Atualizado em 04/01/2023
Texto: MONICA MORAS Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS
Dá para fazer bate e volta de 1 dia em Ayutthaya a partir de Bangkok, e dá também para incluir a cidade do roteiro de ida ou vindo de Chiang Mai. Nós fizemos o roteiro em Ayutthaya em 1 dia, tanto por conta própria, quanto pegando passeio.
Neste artigo vamos mostrar todas as opções e o que fazer em Ayutthaya, além de quanto custa para entrar nos templos. Para saber: Ayutthaya fala-se “aiú-tai-iá”, e nós recomendamos fortemente fazer o passeio de Ayutthaya (este), o melhor custo-benefício pra que não tem tempo.
UM POUCO DE HISTORIA
O Reino de Ayutthaya foi a capital da Tailândia por 417 anos entre 1350 a 1767, com 33 reis de 5 dinastias que governavam o reino sucessivo. A era de ouro só teve fim quando o exército birmanês invadiu a cidade e destruiu tudo, obrigando o reino a mudar para Thonburi, enquanto o Grand Palace era construído para transferir a capital para Bangkok.
Durante muitos séculos Ayutthaya foi um importante centro internacional de comércio, artes e política. A interação e o comércio com estrangeiros prosperaram, e Ayutthaya tornou-se uma das maiores e mais cosmopolitas cidades do mundo.
Tinha uma grande riqueza e atraiu expatriados estrangeiros, que trabalhavam como navegadores, arquitetos, guarda-costas reais, até primeiros ministros. Em 1685, a cidade tinha uma população de um milhão de pessoas, o dobro de Londres naquele tempo.
Sua localização era perfeita na Ásia, porque era banhada por 3 rios e navios europeus, japoneses e chineses usavam o porto para o comércio de madeira seca, marfim, peles, seda entre outras coisas. Por causa dos três rios, também era conhecida como a Cidade Invencível.
Por sua beleza e imponência, com mais de 1500 templos e 4000 estátuas, a cidade ainda ficou conhecida como a Veneza do Norte. Mas para demonstrar seu poder, o exército birmanês destruiu Ayutthaya e decapitou a maioria das estátuas. Hoje as cabeças ficam exportas no Chao Sam Phraya Nation Museum.
O que fazer em Ayutthaya em 1 dia
NO POST VAI TER:
Os templos de Ayutthaya em 1 dia
O que ver em Ayutthaya
Informações úteis
Como incluir Ayutthaya no roteiro da Tailândia
Como chegar em Ayutthaya a partir de Bangkok
Como visitar os templos de Ayutthaya
Onde ficar em Ayutthaya
ROTEIRO PELOS TEMPLOS DE AYUTTHAYA EM 1 DIA
Em 1981 a Unesco declarou Patrimônio Mundial da Humanidade o Parque Histórico de Ayutthaya, e hoje ele é um destino popular para quem visita a Tailândia. São diversos templos e o que chama atenção são as estátuas decapitadas de Buda.
1. WAT CHAIWATTHANARAM
O templo Wat Chai Wattanaram foi construído em 1630 pelo rei Prasat Thong para homenagear sua mãe. Foi planejado como uma réplica do Templo de Angkor do Camboja, em estilo Khmer, com um grande prang central, cencado por menores. simbolizando o Monte Meru (ou Semeru), a montanha dos deuses segundo a crença hindu.
Originalmente pinturas decoravam o interior das paredes das estupas contando a vida de Buda, mas hoje o que restam são apenas fragmentos. Por fora, se vê as estupas, e na frente as entradas do complexo. As duas centrais eram usadas apenas pela monarquia, enquanto as laterais eram abertas ao público.
Ingresso: 50 baht. Incluido no passeio.
Leia também: Como é o Mercado do Trem da Tailândia | Como é o Mercado Flutuante Damnoen Saduak
2. WAT PHRA MAHATHAT
A história diz que Wat Phra Mahathat foi construído no reinado do rei Boromaraja I em 1374. Acredita-se que ele seja um dos templos mais antigos de Ayutthaya. Também era o templo mais importante do reino, porque as cerimônias reais eram realizadas ali, e de acordo com as crenças, o principal chedi continha as relíquias de Buda.
O templo é a atração turística mais popular da cidade por causa da cabeça de um Buda no meio as raízes de uma Árvore de Bodhi. Não se sabe ao certo como a como a cabeça foi parar ali, mas a árvore é a mesma que Siddhartha Gautama, o líder espiritual que fundou o budismo, teria atingido a Iluminação espiritual (Bodhi) por volta de 500 a.C. sob ela.
Essa área foi totalmente destruída e o que se vê são ruínas de importantes edifícios antigos, como pagodes, pagodes octogonais, salão real, pequenos templos e centenas de Budas decapitados. E alguns Budas impressionantes ainda com cabeça, e uma cabeça “perdida” nas ruínas.
Ingresso: 50 baht. Incluido no passeio.
Leia também: Roteiro em Chiang Mai: O Que Fazer Dia a Dia | Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos
3. WAT PHRA SI SANPHET
Wat Phra Si Sanphet são 3 estupas que ficam onde eram nas instalações do Palácio Real do Reino de Sião, que havia sido estabelecido no reinado do rei Ramathibodi I (rei U-Thong). Em 1448, o rei Boroma-Tri-Loka-Nat dedicou o local do palácio à construção do templo. O estilo era o mesmo do Sri Lanka, para onde monges foram enviados para aprender mais sobre o Budismo.
Era um templo real do reino de Ayutthaya, usado para cerimônias reais tão importantes e servindo como capela privada da família real. Nenhum monge residia aqui, embora eles fossem ocasionalmente convidados para ritos particulares.
Este templo abrigou um Buda de 16 metros de altura coberto de ouro. Quando a antiga capital tailandesa caiu em 1767, a imagem de Buda foi destruída e derretida em 160 kg de ouro.
Ingresso: 50 baht (dá direito a entrar no Wihan Phra Mongkhon Bophit). Incluido no passeio.
4. WIHAN PHRA MONGKON BOPHIT
O Wihan Phra Mongkhon Bophit fica dentro do completo do Wat Si Sanphet. É um templo que se assemelha muito ao Grand Palace de Bangkok, mas sua principal atração na verdade está no interior, um Buda de bronze de 12,45 metros de altura. A imagem foi construída no século XV para estar do lado de fora do palácio, mas depois foi transferida para dentro.
Durante a queda de Ayutthaya em 1767, Wiha Phra Mongkhon Bophit foi incendiado. O braço direito e o topo da cabeça da imagem de Buda foram quebrados. A restauração da imagem atual foi concluída em 1990.
Ingresso: 50 baht (mesmo ingresso e acesso do Wat Si Sanphet). Incluido no passeio.
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
5. WAT Lokayasutaram
O templo Wat LokayaSutharam é também conhecido como Buda Reclinado. A estátua de 42 metros de comprimento e 8 metros de altura, feito de tijolos e coberto com gesso, é um lugar sagrado de peregrinação.
Sua cabeça está sob em flor de lótus e ele tem um sorriso esperançoso. É também o templo cenário das lutas do Sagat do Street Fighter.
Ingresso: grátis. Incluido no passeio.
6. WAT YAI CHAYA MONGKOL
Wat Yai Chai Mongkol foi construído pelo rei Ramathibodi I (rei U-Thong) em 1357. Este mosteiro foi dedicado aos monges que haviam ido estudar Budismo no Ceilão (agora Sri Lanka).
Mais tarde, o templo foi reconstruído em memória do rei Naresuan, O Grande, por sua vitória sobre o exército birmanês. É o templo mais conservados, porém bem distante para quem vai por conta própria, pois fica no sentido oposto do parque e da estação. Vale a visita para quem vai passar a noite na cidade.
Ingresso: 50 baht
7. WAT THAMMIKARAT
Com figuras de leões e galos, esse templo que já foi restaurado diversas vezes, foi reativado por monges budistas que recebem os visitantes. Foi o templo mais vazio que visitamos. Também fica distante e só vale a a visita se for passar a noite na cidade. Ingresso: grátis
O QUE MAIS VER EM AYUTTHAYA
Se você pretende passar a noite em Ayutthaya, existem mais atrações que você pode visitar.
CHAO SAM PHRAYA NATION MUSEUM
Este museu exibe artefatos escavados, ornamentos, objetos de arte, itens que refletem o estilo de vida no passado e muitas cabeças de Buda que foram decapitadas na invasão birmanesa. Ingresso: 150 baht
BAAN HOLLANDA
Um Museu Holandês construído em 1608 que exibe informações sobre os imigrantes holandeses e o primeiro posto de negociação holandês em Ayutthaya. Ingresso: grátis
PORTUGUESE SETTLLEMENT
Os portugueses foram os primeiros europeus que chegarem ao Reino de Ayutthaya e constituíram uma das principais comunidades na Tailândia. Hoje, este lugar é um dos mais significativos da presença portuguesa. Ingresso: grátis
BAAN KHUN PHAEN
Uma casa tailandesa tradicional que foi construída em 1894 no local onde existia uma prisão e área de execução pública. A casa é completamente feita de madeira teca dourada e foi construída sob o reinado do rei Rama V, que aboliu a tortura na Tailândia.
Esta casa coincide com a descrição de uma casa pertencente a um dos principais personagens de Khun Chang Khun Phaen, um famoso poema literário tailandês que relata a história da luta de um homem por uma mulher no antigo período de Ayutthaya. Ingresso: grátis
INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE AYUTTHAYA
Os templos ficam abertos entre 8am e 17:30pm.
Abril e Maio são os meses mais quentes e úmidos. Beba muita água.
A temporada de chuvas é mesma que vale para Bangkok: Maio a Outubro. Veja o guia completo.
Em frente a cada tempo tem banheiro (5 baht) e lojinha que vende souvenirs, água e snacks.
O ingresso para o templo compra na frente da entrada dele e tem um fiscal conferindo.
Vista-se adequadamente, cobrindo ombros e joelhos. Homens podem ir de bermuda, desde que seja mais longa.
Não há guias nos templos, se você for por conta própria. O guia é o do passeio.
Tem guarda-volumes na estação de trem. É seguro deixar a mochila lá e não vai custar mais do que 150 baht.
Leia também:
COMO INCLUIR AYUTTHAYA NO ROTEIRO
a. Fazer bate e volta a partir de Bangkok, a opção mais prática. O passeio custa 1200 baht, e inclui as entradas nos templos, almoço, além do guia. Esse foi o que fizemos.
b. Parar em Ayutthaya no caminho de ida ou volta de Sukhothai ou Chiang Mai, opção para quem não tem tempo. Leia Como É Viajar De Trem Noturno Na Tailândia
COMO CHEGAR EM AYUTTHAYA A PARTIR DE BANGKOK
Ayutthaya está a cerca de 80 km de Bangkok e é muito fácil chegar lá. Quem está com tempo curto, recomendamos fortemente fazer o passeio (no máximo 9 pessoas por grupo). Ele dura meio dia, vai direto nos principais templos, o guia explica a história, e ainda inclui ingressos, almoço e água, além dos transporte em van com ar condicionado.
a. TREM, para quem gosta de aventura, tem tempo e não se importa tanto com história: É a opção mais barata e demorada. Há trens que vão para Ayutthaya regularmente. A viagem dura cerca de 2 horas e os trens saem da estação de Hua Lamphong. Confira os horários e até compre o ticket (se preferir) no site 12Go ( leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens). Custa a partir de 20 baht na classe simples sem ar condicionado. O trem para distante do parque e você precisa pegar uma bicicleta ou tuktuk. O link também vale para quem quer fazer o caminho Chiang Mai - Ayutthaya. Tem guarda-volumes na estação. Leia Como ir de Bangkok para Chiang Mai: Trem, Ônibus e Avião.
b. ÔNIBUS, para quem gosta de aventura, tem tempo e não se importa tanto com história: Opção que custa o mesmo de pegar o passeio. Existem vários ônibus e mini-vans que vão para Ayutthaya regularmente. Eles saem do Terminal Norte de Ônibus Mo Chit do Norte (longe da estação Mo Chit do BTS skytrain) e a viagem leva menos de 2 horas. Custa a partir de 70 baht. A van deixa em frente a um mercadinho onde estando vários tuktuks e lojinhas para alugar bicicleta e moto.
c. PASSEIO, para quem está sem tempo e se importa em entender história: A melhor opção, pois você economiza tempo e dinheiro, indo direto aos templos mais importantes e ainda entendendo a história de cada lugar, além de já ter todos os ingressos, água e almoço incluídos. E van com ar condicionado! Nós fizemos o passeio de meio turno (esse aqui), onde saímos às 7:30 e retornamos 14:30. São no máximo 9 pessoas por grupo.
IMPORTANTE: Não caia em golpe! É comum taxistas oferecerem passeio e querer negociar. O problema é que nem todos são honestos e você vai parar num lugar desconhecido sendo obrigado a pagar o dobro sem ver absolutamente nada.
COMO VISITAR OS TEMPLOS DE AYUTTHAYA
a. VAN: O passeio custa a partir de 1200 baht e a van com ar condicionado leva em cada um dos templos, além de levar e trazer de Bangkok.
b. TUKTUK: Valores a partir de 1500 baht negociado diretamente como motorista. Ingressos não incluídos.
c. BICICLETA OU SCOOTER: Há quem prefira conhecer tudo por conta própria fazendo o próprio tempo. O aluguel da bicicleta varia entre 50 e 100 baht, dependendo da sua localização, e da scooter entre 150 e 200 baht.
IMPORTANTE: Não esqueça do Seguro Viagem! Já contei do meu acidente "bobo" em que levei pontos e não tinha seguro. Não repita meu erro! Faça a sua cotação AQUI. Contratando o Seguro Viagem através do nosso link, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a viajar mais. Use o código de desconto EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e pagando no boleto tem mais 5% de desconto.
ONDE FICAR EM AYUTTHAYA
IL TRENO HOSTEL: fica pertinho da estação, é bem baratinho, confortável e wifi funciona bem.
EARLY BIRD HOSTEL AYUTTHAYA: Fica entre a estação e os templos, numa localização perfeita para quem está de passagem. Tem cortina, ar condicionado que funciona, preço bom e aluguel de bicicleta.
NAKARA HOSTEL AYUTTHAYA: Funcionários prestativos, localização perfeita entre estação de trem e templos, perto de street food, espaço para relaxar fora do quarto.
BAAN THAI HOUSE: É para relaxar na piscina, no jardim ou só olhando para o rio. Cada quarto é um bangalô individual do tipo que não dá vontade de sair do quarto.
Veja outras opções em Ayutthaya AQUI. Reservando através do nosso link, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir produzindo conteúdo.
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA