Eduardo & Mônica

View Original

Vacinas que você deve fazer para se prevenir em viagens

See this content in the original post

Você não quer que sua viajem termine porque você esta com febre, dor de cabeça, náuseas, vômito  e entre outras sintomas?

Para isso, você deve tomar alguns cuidados e um deles é fazer as vacinas que deixarão você imune a esses sintomas, se forem oriundos de algumas das doenças que iremos mostrar aqui.

Hepatite A

Transmissão: 

Viral por via fecal-oral, disseminada de pessoa ou por contato com água ou alimentos contaminados.

Sintomas:

Febre, mal-estar, anorexia, náuseas e desconforto abdominal seguido de alguns dias de icterícia (amarelamento dos olhos e da pele).

Riscos para o viajante:

Em áreas rurais ou em locais com precárias condições sanitárias. É uma das doenças previníveis por vacina mais comuns de ser adquiridas durante uma viagem.

 

Febre Amarela

Transmissão:

Por picada de mosquitos infectados: a febre amarela silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus e Sabethes e a urbana Aedes aegypti (o mesmo que transmite a dengue).

Sintomas:

Febre, doe de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelos e hemorragias de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina.. Em 50% dos casos graves a pessoa infectada vai a óbito.

Riscos para o viajante:

Depende da temperatura, do local e de suas atividade profissionais ou recreativas durante a viajem, principalmente para países da África, America do Sul e Central. Inclusive, em muitos destinos internacionais, o certificado internacional de vacina é obrigatório. A vacinação é a única medida de prevenção contra a febre amarela. 

 

Hepatite B

Transmissão:

A hepatite B pode ser transmitida através de transfusões de sangue, seringa ou agulhas contaminadas, procedimentos médicos invasivos ou odontológicos e hemodiálise e através de contato sexual.

Sintomas:

Náuseas, mudança na coloração das fezes e urina e icterícia. O vírus também é o principal responsável pelos casos de hepatite crônica, cirrose e câncer no fígado.

Riscos para o viajante:

É importante considerar a contaminação por injeção e outros equipamentos de saúde, sexo desprotegido e seringas compartilhadas por usuários de drogas. 

 

Não esqueça de confiei sempre quais as vacinas recomendadas para sua viagem. Consulte um médico e vacine-se, a vacina vale por toda a vida.

Quando você tiver todas essas vacinas, você deve levar o cartão de vacinação a um posto da ANVISA, que geralmente fica nos aeroportos, e pegar o Certificado Internacional de Vacinação