Como é o Mercado do Trem de Bangkok na Tailândia
Texto e Fotos: Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás
Finalmente conhecemos o Maeklong Railway Market, o mercado do trem, a feira que fica sobre os trilhos do trem na Tailândia. Fomos por conta própria, mas você pode ir com passeio ou de Grab. Assista o video do mercado do trem no youtube.
Como é o Mercado do Trem de Bangkok, Tailândia
O Mercado do Trem de Bangkok chama Maeklong Railway Market, e na verdade fica a 80km de Bangkok, e a 20km do Mercado Flutuante Damnoen Saduak. Lá é possível ir de van, passeio em grupo, taxi ou no próprio trem.
Ver o trem vindo, passando no meio da feira, por cima dos produtos e a centímetros de distância de ti já é uma adrenalina, mas ver toda a movimentação rápida dos feirantes é o mais fantástico.
Leia também: Roteiro em Bangkok Passo a Passo: Imperdíveis e Arredores | Guia Alternativo de Bangkok: Para Fugir do Óbvio
O trem passa algumas vezes por dia e todas as vezes é a mesma coisa: os feirantes puxam suas mesas que já tem rodinhas para isso e recolhem as lonas que protegem a feira. Muitas mercadorias mais baixas ficam na beira dos trilhos e o trem passa por cima.
Um anúncio é feito no alto-falante da estação, o trem vai passando e os feirantes abaixam suas lonas e empurram de volta as mercadorias para linha. Todo esse processo leva menos de 5 minutos. E isso acontece há anos!
Tivemos muita sorte! Paramos numa barraquinha e a senhora ainda nos ofereceu cadeiras para esperar, nos mostrou a distância segura para ver o trem e não deixou mais ninguém ficar naquele espaço conosco.
. Agende o passeio (em inglês, mais barato e o que fizemos) ou ainda faça o passeio em português.
Quando falamos em segurança é porque o trem passa muito próximo das paredes dos prédios e tem pessoas que insistem em ficar na beira dos trilhos, ou fazendo selfie no meio dos trilhos quando o trem já vinha vindo.
Nenhum acidente aconteceu, porque os feirantes gritaram, empurraram o pessoal sem noção do perigo para perto das paredes. Tenha muito cuidado!
O que muita gente não sabe é que o trem vem para estação, que fica do lado da feira, e depois ele volta pelo mesmo lugar, ou seja, dá para ver duas vezes todo o processo. E nesse meio tempo, ainda entramos no trem!
Leia também: 5 Mercados Noturnos de Bangkok Imperdíveis | 7 Rooftop Bar em Bangkok que Valem a Pena
O que mais tem no mercado do trem
O mercado do trem da Tailândia não se resume a beira dos trilhos, mas também por outras ruas. Existe um mapa onde a van deixa o pessoal. Não vimos muitos turistas, tinha muito mais locais de fato comprando os peixes frescos, legumes, temperos e comidas já prontas tradicionalmente vendias em saquinhos.
DICA: Atrás da estação tem um templo e naquele dia havia um tipo de ritual que estava começando quando chegamos. Na rua que liga a estação do trem até o templo tem vários restaurantes de poodles muito bons e baratos, de 40 bath. Vale a pena!
COMO CHEGAR NO MERCADO DO TREM
Você pode ir para o mercado do trem por conta própria ou pegar um passeio. Ambas opções tem suas vantagens e desvantagens. Por conta própria, você faz o seu tempo, porém gasta mais tempo e precisa ter mais atenção. De passeio, você consegue conhecer dois lugares diferentes em apenas uma manhã. A melhor alternativa de custo-benefício para quem não tem tempo!
1. TREM ATÉ O MERCADO DO TREM
A outra opção é primeiro ir de trem a partir da estação Wongwian Yai (de trem, não do BTS) até Maha Chai. De lá, você atravessa o rio de balsa, e então pega o trem que passa nos trilhos da feira. Esse caminho leva uma manhã inteira.
Outras alternativas, além do trem, é pegar a van na rodoviária Southern. Do mercado do trem tem vans/taxi para o mercado flutuante Damnoen Saduak. Ou ainda Grab (Uber Thai) de Bangkok, mas vai sair caro. Porém muito cuidado com os golpes. Leia 7 Golpes Comuns na Tailândia
Você pode ir de trem e voltar de van ou taxi, por exemplo. Esse passeio vai lhe tomar o dia completo! E não esqueça de conferir os horários dos trens, porque são poucos por dia, e se você perder, vai ter que esperar umas boas horas até o próximo.
2. PASSEIO PARA O MERCADO DO TREM (COM TREM E BARCO)
Essa é a melhor opção para quem está sem tempo e veio para Tailândia para relaxar. Por mais que eu adore esse esses passeios com história e vou sempre que posso, é necessário dizer que eles são bem turísticos.
No passeio, a agência (que já testamos!) combina o Mercado do Trem como Mercado Flutuante, e ainda oferece a chegada no Mercado do Trem dentro do trem, o passeio de barco no mercado flutuante, as degustações, o guia e o transfer ida e volta, com volta programada para às 13h. Agende o passeio (em inglês, mais barato e o que fizemos) ou ainda faça o passeio em português.
Ou seja, faz tudo numa manhã e ainda tem a tarde para seguir o roteiro em Bangkok. Quem sabe combinar com o food tour a noite no Chinatown, ou ver os templos que faltaram.
Leia também: Como É O Mercado Flutuante Damnoen Saduak
QUAIS HORARIOS QUE O TREM PASSA NO MERCADO DO TREM
Se quiséssemos, poderíamos ter ido do mercado trem direto pro Floating Market, o mercado flutuante, e de lá voltar para Bangkok. Pegamos a van às 9:30 e só vimos o trem das 13:45, o que não foi ruim, pois tivemos bastante tempo para visitar o templo e as centenas de barraquinhas do mercado.
O trem passa às 9:30, 13:45 e 18:44. Esteja antes desse horário parar ver ele chegando e depois saindo. Recomendo!
Agende o passeio (em inglês, mais barato e o que fizemos) ou ainda faça o passeio em português.
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Aluguel de carro: Rent Cars
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Escrito em 16/11/2014 | Atualizado em Junho/2023
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA