Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Turismo na Tailândia: tudo o que você precisa saber antes de viajar para Tailândia.

É estranho pensar que eu conheço melhor Bangkok do que Porto Alegre... Meu coração enche de alegria toda vez que eu penso que moramos mais de 2 anos na Tailândia, entre Bangkok e Chiang Mai, e que voltar para lá, é como se apaixonar pela primeira vez. É muito amor envolvido! Leia A Tailândia mudou a minha volta ao mundo. 

O que me fez escrever esse post foram as centenas de dicas “de boca” ou por mensagem que eu já dei, e pelo que soube ajudaram muito os meus aconselhados! Se você quiser ver posts específicos de lugares para conhecer, veja todos os posts da Tailândia.

O post tá longo, mas tá bem explicadinho por 28 itens e um BÔNUS! E um Video!

 Leia também: Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar 

Tudo sobre a Tailândia:

Guia completo do que você precisa saber antes de ir para Tailândia

1. VISTO PARA TAILÂNDIA E VACINA DA FEBRE AMARELA - BRASILEIROS

O visto para brasileiros é de 90 dias, na hora, basta apresentar preencher o Thai Health Pass antes de embarcar, passar no Health Control conferir a vacina da febre amarela, e depois ir na imigração com o seu passaporte.

O Health Control é como a Vigilância Sanitária, o setor que confere a Vacina da Febre Amarela (para brasileiros residentes no Brasil) antes de ir para fila da imigração. Não importa se a imigração é feita por voo, ônibus ou barco, sempre serão 90 dias de visto.

A sequência é: Preencher o Thai Health Pass, ir no Health Control e depois seguir para imigração. Leia Regras para Entrar na Tailândia: Imigração. Nunca nos pediram passagem de saída, mas sempre tivemos ela.

2. MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA VISITAR A TAILÂNDIA

Depende para onde você vai. As monções na Tailândia se dividem em duas épocas conforme a região. Chove de abril a outubro na costa oeste, onde estão Bangkok, Chiang Mai, Phuket, Koh Phi Phi e Krabi. E chove de setembro a dezembro na costa leste onde estão Koh Samui, Koh Tao e Surat Thani. 

Tem ainda a temporada de queimadas que acontece entre novembro e abril no norte da Tailândia, onde estão Chiang Mai e Pai, sendo os piores meses são final de fevereiro até final março, onde a visibilidade pode chegar ao extremo de poucos metros.

Temporada de chuvas não impede viagem, e varia muito de acordo com a região e mês. Veja o gráfico explicativo no post Melhor Época Para Viajar Para a Tailândia: Clima por Mês. No mapa, do lado de Koh Phi Phi, a chuva costuma acontecer rápida, e nem atrapalha tanto, porém tem mais dias nublados. Já o lado de Koh Tao a chuva costuma incomodar mais.

RESUMINDO: Melhor época: de novembro até março / Pior época: de junho até setembro.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook e de Tailândia no @monicamoras

3. O QUE VESTIR NA TAILÂNDIA E NA VISITA AOS TEMPLOS

A Tailândia é um país com clima muito quente e húmido, por isso escolha apenas roupas leves, mas que incluam peças que cubram os joelhos e os ombros. Escolha também calçados fáceis de tirar. Nos templos é proibida a entrada de pessoas usando qualquer tipo de calçado, com joelhos, ombros ou barriga a mostra.

Os budistas acreditam que os pés são a parte mais suja do corpo, por isso é importante tirar o calçado. Pode ir de Havaianas e deixar ela na frente do templo, porque ninguém vai roubar. É por isso também que a Sak Yant é feita apenas da cintura para cima, pois está mais perto da cabeça, a parte mais iluminada do corpo. Leia O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia

Se planeje antes de sair de casa, e saiba que no Grand Palace homens e mulheres precisam estar com ombros, decote, barriga, fenda da saia e pernas cobertas até o tornozelo. Não pode usar lenço nos ombros. Antigamente elas eram emprestadas. Leia também O que Levar na Mala para Tailândia

Dress Code templos da Tailândia

4. RELIGIÃO

O Budismo é a filosofia religiosa da Tailândia. Cerca de 95% da população se considera budista e eles de fato seguem os ensinamentos. Por isso, por favor, respeite as tradições, não entre no templo mostrando joelhos, ombros, barriga ou usando sapatos.

Jamais aponte os pés para a imagem de Buda, já que é a parte mais suja do corpo, e não toque nos monges, nem para fazer foto junto. É regra! As igrejas católicas em Bangkok são da época da passagem dos portugueses pelo país. Leia Roteiro pelo Kudeejeen, um passeio diferentem Bangkok.

5. SAK YANT, A TATUAGEM SAGRADA DA TAILANDIA

Quer fazer a Sak Yant? Tudo bem. Mas entenda que é uma tatuagem religiosa, algo como tatuar um rosário de orações ou um escapulário e escrever "Deus é fiel" embaixo. Não é um souvenir cool, é religião e é sagrado. Pense bem! Expliquei os significados e como fazer uma em Bangkok no artigo Sak Yant: Significados e Como Fazer Uma.

Você pode fazer a sua no templo da Sak Yant próximo de Bangkok, o Wat Bang Phra. Agende aqui. Monges não tocam em mulheres por isso a tatuagem deve ser feita num estúdio. Eu fiz em Koh Phi Phi no Pirate Tattoo e depois pedi para um monge de Chiang Mai abençoar.

6. MONARQUIA

O rei é amado por todos e deve ser respeitado acima de qualquer coisa. Todos os dias às 18h toca o hino e o pessoal para para cantar (parece flash mob) e antes de qualquer filme começar no cinema, também é cantado o hino. Não ouse ficar sentado! 

Qualquer ofensa contra o rei é crime gravíssimo, portanto se você discorda de qualquer coisa, guarde para você, não puxe assunto com tailandeses sobre isso, e apenas respeite o país que está te recebendo. Se você não sabe, na Tailândia é o regime militar que governa junto ao rei.

7. FERIADOS E FESTIVAIS

São vários os feriados, muitos são comemorados com festivais e quando tem feriado, é proibida a venda de bebidas alcóolicas.

Os festivais mais famosos são: Songkran é o Ano Novo Tailandês e Festival das Águas (melhor lugar: Chiang Mai); o Loy Kratong é o Festival das Luzes, das lanternas na água (melhor lugar: Bangkok); e o Yi Peng é o Festival das Lanternas, das lanternas iluminadas no céu Veja o ingresso e mais informações no Festival das Lanternas da Tailândia

8. QUANTO LEVAR DE DINHEIRO PARA TAILÂNDIA

Depende do tipo de turista que você é. No artigo Como Viajar Barato Na Tailândia: Roteiro De 15 Dias Com Valores mostro a tabela completa de preços para uma viagem de 15 dias. No Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem eu descrevo valores de passeios, hospedagem, alimentação, transporte e necessidades básicas de higiene e cuidados pessoais.

PASSEIOS NA TAILÂNDIA

9. MOEDA E CÂMBIO

A moeda é o Thai Baht e por isso leve apenas dólar (ou euros ou libras) na viagem para fazer câmbio lá. Não leve reais! Tem casa de câmbio em todas as “esquinas” e qualquer banco também faz câmbio, apesar de não serem tão bons de cotação, mas eles abrem até no domingo. Notas de 100 dólares tem melhor cotação do que notas menores (50, 20, 10).

O melhor lugar para câmbio é nas casas de câmbio Super Rich (uma laranjinha) que tem uma como mesmo nome no aeroporto verdinha (Level B, subsolo, atrás do Rail Link) e espalhada pela cidade. Mas atenção que os valores variam conforme a loja, por isso confira a cotação online.  E se bater o desespero, vá a qualquer banco, porque eles também fazem câmbio. Leia Câmbio: Onde Trocar Dinheiro Na Tailândia.

O Wise funciona bem na Tailândia. Muitos lugares aceitam e conseguimos fazer compras grandes. Mas é importante ter dinheiro em espécie sempre. Se você sacar dinheiro no caixa eletrônico, será cobrada uma taxa de saque de 220 baht. Com o Wise, você pode ter o saldo apenas em dólares e não esqueça de aumentar os seus limites de compras. Leia WISE: Como Funciona? É Confiável? Vale a Pena?

 
 

10. CUSTOS (E DICAS DE COMPRAS)

Comida e bebida: Num restaurante normal, uma cerveja custa 110 baht, um prato de comida local de 80 a 150 baht. No 7Eleven a cerveja 600ml custa 60 baht e um prato de comida congelada que eles esquentam na hora e dão talheres custa 50 baht, o mesmo valor de comer no food court (veja mais no item item 9. Comida). Água custa 7 baht 500ml no 7Eleven e 10 baht na rua.

Transporte: De Bangkok para Chiang Mai o custo médio é de 900 baht de trem ou de ônibus, e andar de Grab (Uber - se for mais de 2 pessoas) é muito mais barato do que pegar metrô e mais seguro do que pegar taxi. Já os barcos entre ilhas Aqui tem os custos: Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem

Hospedagem: Um quarto de hotel simples custa em média 1000 baht. Uma cama em hostel simples custa 250 baht.

Mas se você gosta de COMPRAS, sugiro levar mais!  Bangkok é o melhor do mundo para fazer compras. Não importa se é luxury ou mochileiro, tem de tudo! Tem loja da Apple e da Samsung.

Antecipando um pouco do post de compras do blog, maquiagem e perfumes tem na Eve And Boy e Beautrium. E eletrônicos tem Central World (andar 4), Siam Discovery, Siam Paragon, MBK (sem sempre original), Lazada (online), e na loja Big Camera (tem em todos os shoppings). Para Duty Free vá no King Power, que você compra na cidade e retira no aeroporto. Sempre peça o VAT Refund: VAT Refund: Como Pegar o Reembolso da Tailândia.

Veja o post completo Compras em Bangkok, Um Guia Definitivo e Democrático mas se você quer comprar celulares e GoPro, veja também o artigo Onde Comprar Eletrônicos em Bangkok: 15 Lugares Que Valem A Pena já com links para pesquisar preços. Mas se é para comprar coisinhas baratas, se perca pelo Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook e de Tailândia no @monicamoras

 
 

11. TRANSPORTE NAS CIDADES e PAÍS: OPÇÕES E VALORES E INDO E VINDO DE AEROPORTOS/RODOVIÁRIAS/ESTAÇÃO DE TREM

No instagram @monicamoras tem um destaque (aqui) ensinando a usar o Grab, cadastrar o cartão ainda no Brasil, e simular valores. Baixe também o Bolt e o In Drive (apenas dinheiro).

  • CHIANG MAI

Em Chiang Mai um red truck custa 30 baht dentro da Old City (de um ponto a outro). Funciona assim: se você vai de um ponto a outro dentro da Old Town ou nas redondeza, o custo é de 30 Baht por pessoa. Pare um red truck e nem pergunte o valor, só diga para onde vai (escolha um templo próximo ou um dos portões, use o aplicativo Maps.Me para se localizar) e embarque no caminhão. Quando chegar lá, entregue o dinheiro já trocado e pronto. Se o motorista quiser cobrar mais, ele vai avisar antes do embarque e você pode negociar ou deixar ele ir e parar outro.

De ou para rodoviária ou estação de trem custa 40 baht por pessoa ou 50 baht se tiver bagagem. Do aeroporto eles cobram 150 baht por pessoa, mas o Grab (tipo Uber) sai uns 100 baht.

Para ir para o templo Doi Suthep custa 400 baht ida e volta e outros tour são negociáveis mais ou menos nessa faixa de preços. Quanto mais gente no red truck, mais compensa o valor. No caso do Doi Suthep tem os caminhões amarelos (e alguns vermelhos) que custam 60 baht por pessoa (saem do portão norte Chang Phueak) , caso você esteja sozinho.

  • BANGKOK

Em Bangkok é melhor usar apenas o Grab (app local tipo Uber) ou Bolt, pois os preços compensam muito se for mais de 2 pessoas, e eles ainda aceitam dinheiro no pagamento. Os taxistas geralmente não sabem nem para onde ir, pois se localizam apenas por nomes de templos e se o taxi não for o amarelo e verde, pode ser um fake. Mas se você sabe exatamente onde quer ir e tem noção de valores (pergunte no hostel), pode pegar o taxi e exigir o taxímetro (fale "meter, ok?!"). O taxi custa mais baratos a distância é curta e se ele usar o taxímetro.

Jamais negocie valores com taxistas, pois eles vão te cobrar mais caro. Ou usa taxímetro, ou manda ele embora para pegar outro. 

Ônibus é um pouco mais complicado achar onde eles param (demoramos para aprender), mas o custo é de 9 baht. Barco vale mais pelo passeio e custa 15 baht o que tem a bandeira laranja, e ele faz a mesma rota do barco de turismo. O metrô liga norte ao sul. 

O skytrain é uma excelente opção dependendo de onde você precisa ir, e inclusive super econômico para ir ou voltar do aeroporto Suvarnabhumi  (do subsolo, Rail Link) até a parte mais movimentada da cidade e dali pegar o taxi / Grab (app tipo Uber) ou o metrô até do lado do Grand Palace. Já para o aeroporto Don Mueang só o Grab (tipo Uber) salva no ida.

Para chegar na cidade a partir do Suvarnabhumi e Don Mueang tem um ônibus que custa entre 30 e 60 baht dependendo de onde você vai. Para a Khao San Road é uma boa alternativa, pelo custo e o tempo de viagem é o mesmo do Grab / taxi. Tem placas indicando o caminho até o ônibus e um mapa no ponto do ônibus com o pin escrito Khao San Road.

Ainda sobre o aeroporto Suvanarbhumi, para um taxi ou Grab entrar e sair nele, existe uma taxa de 50 baht pagos pelo passageiros, e como a estrada tem 2 pedágios (um de 25 baht e outro de 50 baht) quem paga também é o passageiro.

Para a rodoviária de Ekkamai (que vai e vem das praias próximas) tem Skytrain. Para rodoviária Mochit  (que vai para Camboja) só o taxi ou Grab. Para a estação de trem Hua Lamphong e Bang Sue tem o metrô. Para a rodoviária Southest (para praias como Phuket e Krabi) só tem taxi e Grab. 

Caso a sua hospedagem fique longe do transporte público, você ainda pode pegar um moto taxi que cobra 20 baht. E sim, eles andam por cima da calçada e na contramão!

Leia o post Como ir de Bangkok para Chiang Mai: Trem, Ônibus e Avião e Como É Viajar De Trem Noturno Na Tailândia. Nesse post tem link de onde comprar passagens de trem e ônibus pela internet para qualquer lugar da Tailândia, seja Norte ou as Ilhas. E a compra é feita diretamente na cia de trem ou ônibus, e a passagem (em pdf) não precisa ser trocada, é só imprimir o arquivo. Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens

  • PRAIAS

Nas praias é mais caro. A mesma distância percorrida em Chiang Mai que custa 30 Baht por pessoa, em Koh Samui e Phuket custa 400 baht o caminhão ou taxi sem negociação. 

COMPANHIAS AERÉAS E FRANQUIAS DE BAGAGEM

12. TRÂNSITO E DIREÇÃO

O trânsito é um caos e a direção é na mão inglesa. Não recomendo alugar carro, mas recomendo alugar moto para passeios de um dia. Tenha em mente que até mesmo a carteira internacional de habilitação pode ser recusada.  Em Chiang Mai, Phuket e Khao Tão há blitz diárias.

Caso um policial te pare, ele vai recolher a habilitação e a moto e te dar uma multa de 500 baht. Você deverá ir até a polícia que fica perto do Central Shopping, pagar e voltar a tempo para pegar a habilitação e alguém para dirigir a moto. Caso contrário só no dia seguinte. E jamais dirija sem camiseta e/ou capacete!

Estrangeiros não podem dirigir na Tailândia, pois segundo a lei é necessário ter habilitação local. De qualquer forma, tenha sempre a sua PID - permissão internacional para dirigir com a categoria correta.

Para não se perder em Bangkok, tenha em mente que Sukhumvit são as avenidas, Soi são as ruas e Rama são as rodovias. 

13. WIFI E PLANO DE DADOS

Vale muito a pena pegar um chip local. Um pacote de 1 semana que se compra em qualquer 7Eleven é quase o mesmo valor do pacote para 1 mês no final das contas com todas as recargas, por isso escolha uma operadora e faça um pacote de 1 mês. O atendimento é todo em inglês, basta levar o passaporte ou cópia dele. Leia Chip de Celular na Tailândia: Preços, Operadoras, Onde Comprar.

As principais operadoras são DTAC, True e AIS. No aeroporto elas custam 599 baht para 15 dias. Na cidade, você acha por menos de 200 baht por 30 dias.

14. TRABALHO E NÔMADES DIGITAIS

É muito complicado e perigoso arranjar emprego na Tailândia, pois é um país que protege sua população e é extremamente difícil uma empresa ou estabelecimento contratar um estrangeiro (com visto e tudo). Por isso a maioria das pessoas que estão lá, estão trabalhando online como nômades digitais, prestando serviço para fora, apenas “usando” o país como base.

A estrutura para isso é fantástica e o custo de vida é muito barato. Os custos para um casal giram em torno de 900 dólares por mês, podendo ser mais barato no norte. O aluguel é 50% do custo. Expliquei melhor esses valores no post Onde Ficar em Bangkok: Guia para Nômades Digitais

15. MUAY THAI, O BOXE TAILANDES

O Muay Thai, ou boxe tailandês, é o esporte nacional. Ele tem a mesma importância que o futebol tem no Brasil. As crianças treinam desde pequenas para serem grandes lutadores e muitos lutam para ter uma fonte de renda e quem sabe poder ajudar a família.

O valor por luta é baixo, e muitas vezes o valor recebido paga apenas o transporte. Mas eles não desistem de lutar e quem sabe serem descobertos por um olheiro em cada uma das lutas que participam. 

PARA ASSISTIR LUTAS: Em Bangkok o melhor lugar é o novo estádio Lumphini que fica fora da cidade e no Rajadamnern Boxing Stadium próximo do Grand Palace. Em Chiang Mai é o estádio Tae Phae Boxe Stadium que ficar perto do Tha Phae Gate da Old Town. As lutas são de verdade e a maioria dos meninos e meninas que estão ali são treinados em Pai. O ingresso custa 600 baht e são mais ou menos 2 horas de luta.

16. ONDE FICAR

No meu instagram @monicamoras tem destaque de cada cidade e ilha com o Mapa Explicado. Assista para entender melhor onde ficar em cada lugar.

17. COMO LAVAR ROUPA

Se o seu hotel ou hostel não oferece lavanderia, não tem problema! Todas os 7Eleven vendem sachês de sabão líquido/pó e amaciante para apenas uma lavagem e muito barato, 10 baht. As máquinas de lavar coletivas custam 50 baht, e as lavanderias cobram 70 baht. Leia Como Manter a Roupa Limpa na Viagem

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook e de Tailândia no @monicamoras

18. IDIOMA

A imensa maioria fala inglês na Tailândia. Se não fala bem, pelo menos entende. Na Khao San Road de Bangkok o inglês é mais difícil, fora dela é ótimo. Por isso você precisa saber o mínimo para se comunicar e negociar valores. 

Tem gente que diz que tailandês não fala inglês, mas não se liga que o inglês nível acho-que-falo-inglês da galera brasileira não faz muito sentido para eles também. Então um pouquinho de paciência, simpatia, gestos e bom senso são sempre importantes. 

Em tailandês o que você precisa saber é falar sempre juntando as mãos como se fosse rezar é:

  • OI: Sawadee Kap (mulheres) ou Sawadee Krap (homens)

  • OBRIGADO: Kop Khun Kap (mulheres) ou Kop Khun Krap (homens)

O kap ou krap no final da frase é só uma afirmação respeitosa do tipo estou falando educadamente, respondendo educadamente ou concordando educadamente. Não precisa falar, apenas compreender.

FARANG é como eles chamam os gringos. Nós brasileiros fazemos parte dos farang também.

19. SAÚDE

Não esqueça de fazer a vacina da febre amarela. O Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela é obrigatório para entrar no país.

  • Beba apenas água de garrafa, mas não precisa chegar ao extremo de escovar os dentes com água mineral.

  • Não deixe de experimentar as comidas de rua, mas tenha critério.

  • Os escorpiões que vendem em Bangkok tem origem bem duvidosa. Cuidado!

  • Caso você passe mal, tenha diarréia, vá em alguma farmácia e explique a situação. Eles tem um “kit” para essas situações. Se nada der certo, só um hospital salva.Na dúvida, leve o seu "Floratil" na mala.

  • Muito cuidado com os mosquitos, porque tem focos de dengue na Tailândia toda.

  • Leve Engov na mala, porque não vende na Tailândia.

Mesmo com todos esses cuidados de lavar as mãos, ser criterioso, beber água de garrafa, 50% dos viajantes em países subdesenvolvidos, e 10% em países desenvolvidos vão ter a temida diarréia do viajante, um tipo de intoxicação alimentar que causa dores abdominais, febre, calafrios, tremores, náusea, vômito, dor de cabeça, dor nas articulações, além da diarréia. Tudo junto ao mesmo tempo! Normalmente ela dura 3 dias e deixa a pessoa de cama por pelo menos 1 dia. Eu entrei para as estatísticas dos 50% no Camboja. Tenha o Seguro Viagem!

  • MENINAS: Na Tailândia é fácil encontrar absorvente interno e externo e fácil comprar anticoncepcional sem receita, mas não sei se é fácil achar todas as marcas. E se cuidem! Nada de me mandar mensagem sobre pílula do dia seguinte!

  • SEGURO VIAGEM: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Quando for contratar o seu, não economize na apólice e verifique o item Assistência Médica para Prática de Esportes.

20. COMIDA: ONDE COMER BARATO

Quase ninguém cozinha em casa na Tailândia. A maioria das casas tradicionais sequer tem cozinha, apenas a máquina de fazer arroz e a chaleira elétrica. Isso porque é muito barato comprar comida pronta na rua (entre 40 e 60 baht / 4 a 6 reais) ou no mercado, e cozinhar só sai barato se for para muitas pessoas.

Para os locais, a melhor opção é passar numa barraquinha qualquer e levar o que quiser em saquinhos e para os estrangeiros, a melhor opção são os food court, que são tipo as nossas praças de alimentação do Brasil. Todos os shoppings tem (Terminal 21, Central World, Maya, etc). São vários stands, cada um especializado num tipo de comida por preços muito bons (de 40 a 100 baht).

Outra opção é comprar comida pronta congelada no 7Eleven ou Family Mart. O pratinho congelado e esquentado na hora sai em média por 40 baht. Destaque para a carbonara do 7Eleven que sempre foi meu Plano B quando estava enjoada de comida thai. 

Se você, como eu, adora comer e provar coisas novas, mas tem medo de entrar numa furada, recomendo muito fazer um tour gastronômico. No post Tour Gastronômico na Tailândia: Bangkok e Chiang Mai falei de Bangkok e Chiang Mai, mas tem opções em Phuket, Krabi e Pai também. 

21. BEBIDA ALCOÓLICA

A Tailândia é um país Budista e por isso o consumo de álcool é controlado nas cidades. A venda só acontece do 12pm até 2pm e depois das 17pm até 11:59pm. Depois da meia noite a maioria dos estabelecimentos fecha, pois já não pode mais vender álcool.

Já nas praia essa regra não existe. Apenas não é recomendado sair bebendo na rua nem nas praias nem nas cidades. Não que seja proibido, mas não é bem visto e algum policial pode incomodar. Não vende Engov na Tailândia.

22. PROSTITUIÇÃO E DROGAS

É triste, mas a prostituição é um fato na Tailândia e atrai milhares de homens, principalmente de europeus aposentados. Nós fomos nas ruas onde acontece em Bangkok, Chiang Mai, Koh Samui e Pattaya, e foi deprimente ver aquelas meninas e meninos lá. Ping pong show ainda desperta muita curiosidade, mas é o lugar mais fácil de cair num golpe. Se você tem curiosidade de ir, não diga que eu não avisei (aqui) como funciona. 

A maconha foi liberada em 2022 na Tailândia. Você pode consumir nas lojas, pode comprar também para levar, mas não pode fumar na rua, e é necessário observar se os bares, restaurantes, hostels permitem fumar. Todas as lojas tem umas sete variedades no mínimo, e o valor é por grama, em geral 1g por 800 baht em Phuket. Sempre tem variedade para quem está agitado e para quem está tranquilo.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

23. SEXUALIDADE

A Tailândia é um país para abrir a cabeça e espantar os preconceitos. Homens que se vestem de mulheres e vice-versa são encarados naturalmente pela sociedade do país. Os lady boy (mulheres em corpos de homens) e as Tom Boy (homens em corpos de mulheres) movimentam uma indústria impressionante. São produtos de beleza, roupas e calçados e tudo mais específicos para os transgêneros. Em Bangkok tem até uma rua inteira de bares no Patpong onde homens gays, não necessariamente lady boys, vão para se conhecer.

Meu alerta vai para os casais (indiferente da configuração): a Tailândia não tem a cultura do toque. Portanto nada de mãos dadas, beijos e abraços em público. 

24. VIOLÊNCIA

Esqueça aquela ideia que Hollywood tenta colocar na cabeça das pessoas. Os tailandeses são muito pacíficos, respeitosos e educados. Veja o post completo sobre segurança na Tailândia. Inclusive a Tailândia é um dos lugares mais seguros para mulheres que viajam sozinhas (leia aqui).

Existem sim os que tentam enganar turistas desavisados para ganhar mais dinheiro, existem sim os pickpockets, mas ninguém nunca vai te tocar ou machucar.

Dinheiro e Passaporte: Nunca deixe o seu dinheiro todo junto. Carregue um pouco na doleira, deixe outro pouco no cofre, outro pouco escondido na mochila dentro do cofre. Nunca todo junto!

25. GOLPES MAIS FREQUENTES EM TURISTAS NA TAILÂNDIA

GOLPES EM BANGKOK

  • O GRAND PALACE ESTÁ FECHADO HOJE: é o golpe mais conhecido, que tentaram conosco (não caímos, óbvio!) e que ainda funciona. Alguém te para no entorno do Grand Palace ou até mesmo bem antes e diz que hoje o Palácio está fechado. Mas para sua sorte, ele consegue indicar um excelente lugar para visitar e você não perder seu tempo, e ainda vai te ajudar a pegar um tuk tuk ou taxi que por obra do destino está passando ou estacionado muito perto de onde vocês estão conversando. O destino são lojas de joias, roupas, souvenirs caros que pagam essas pessoas para levarem turistas para lá. Leia também: 7 Golpes Comuns Na Tailândia

  • TAXI E TUKTUK EM BANGKOK: Esse é outro golpe muito conhecido e a maioria das pessoas que caem é por falta de atenção. Na Tailândia é obrigatório o uso do taxímetro (meter). Ou seja, só entra no taxi se o motorista concordar em usar o taxímetro (meter), mas ainda assim ele pode ser adulterado e contabilizar muito mais do que deveria, ou ainda o motorista resolver dar uma volta imensa para evitar o trânsito. Os taxis oficiais são os verdes e amarelos, neles é mais difícil ser enrolado, mas ainda assim nunca se sabe. Use Grab (app local)! Use o app Maps.me no Grab (tipo Uber) também! O tuk tuk também é outra praga e a maioria combina um valor baixo para o lugar que você precisa e você acaba nas mesmas lojinhas de joias, de roupas, etc implorando pra ir embora e ainda tendo que pagar mais.

E muitos outros como:

  • Troco errado.

  • Lavanderia que “perde” peças de roupa.

  • Massagem pela metade do preço que no final você acaba pagando o dobro.

  • Ping Pong show extremamente barato onde você tem que pagar até para sair. Se você tem curiosidade, leia atentamente e sem falso puritanismo o artigo Como é o Ping Pong Show em Bangkok, Tailândia para não ser a próxima vítima.

Nunca nos aconteceu nada, porque somos brasileiros e somos desconfiados por natureza. Fique ligado também!

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook e de Tailândia no @monicamoras

26. TSUNAMIS E TERREMOTOS

Todo mundo lembra da tsunami que devastou muitas praias no Sudeste Asiático em 2004. Foi uma tragédia que matou centenas de pessoas em vários países, entre eles a Tailândia.

O país não está livre de que isso possa acontecer novamente, por isso é muito importante você prestar atenção na sinalização das rotas de fuga. Enquanto estiver na Tailândia, fique atentos às notícias do Sudeste Asiático inteiro, pois a tsunami de 2004 foi causada por uma terremoto na Indonésia. 

27. OS MERCADOS DA TAILÂNDIA

A Tailândia, como todos os países da Ásia tem muitos mercados. Mercado de final de semana, só de domingo, mercado noturno, mercado de flores, mercado flutuante (aqui), mercado da linha do trem (aqui), mercado de comidas gourmet... tem mercado para todos os gostos! Você só precisa negociar bem os valores antes de comprar! Eu sou louca pelo Chatuchak de Bangkok e pelo Sunday Market de Chiang Mai. Já escrevi sobre eles: Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok 5 Mercados Noturnos de Bangkok Imperdíveis e Guia Completo Do Que Fazer de Chiang Mai

28. OPÇÕES ALÉM DE BANGKOK (e do óbvio)

A Tailândia tem muitas opções. Clique nos nomes abaixo para ver mais informações. 

MONTANHA

PRAIA

BATE E VOLTA DE BANGKOK

DICAS DE ROTEIRO NA TAILANDIA

  • ROTEIRO DE 15 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Chiang Mai (com Chiang Rai), Krabi (ou Phuket) e Koh Phi Phi. Talvez Koh Lipe.

  • ROTEIRO DE 20 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Chiang Mai (com Chiang Rai), Krabi (ou Phuket), Koh Phi Phi, Koh Tao ou Koh Lipe. Talvez Koh Phangan.

  • ROTEIRO DE 30 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Sukhotai, Chiang Mai (com Chiang Rai), Pai, Krabi (ou Phuket), Koh Phi Phi, Koh Lipe, Koh Tao, Koh Phangan. Talvez Koh Samui, Pai e Sukhotai.

DICA: De Krabi ou Phuket para Koh Phi Phi tem ferry com horário limite até às 15:30. De Koh Phi Phi para Koh Tao é um aventura com ferry, van, ônibus, ferry. O inverso também. Leia: Como Chegar em Koh Phi Phi, Como Chegar em Railay, Como ir de Phuket para Koh Phi Phi e Como Chegar em Koh Lipe.

MAS se você quer ver além do Roteiro em Bangkok Passo a Passo: Imperdíveis e Arredores, veja o Guia Alternativo de Bangkok: Para Fugir do Óbvio. Vale também para o Roteiro em Chiang Mai: O Que Fazer Dia a Dia , e por isso veja o Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos

 
 

BÔNUS: É A TERRA DOS SORRISOS, NÃO DOS BOBOS

Os Tailandeses são extremamente simpáticos e tranquilos. É muito fácil fazer amizade, conseguir ajuda e parcerias. Eles são pessoas que realmente se doam para quem eles gostam. Mas isso não significa que eles fiquem felizes em serem explorados ou que alguém tente tirar vantagem da amizade. Por isso muito cuidado na hora de usar o jeitinho brasileiro com um tailandês, porque você pode perder um bom amigo por besteira, e ainda sofrer retaliação com o jeitinho tailandês. 

Quer inspiração pra visitar a Tailândia? Veja o post Como a Tailândia Mudou a Minha Volta ao Mundo

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo

Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

Documentos Necessários Para a Viagem da Tailândia

Próximo
Próximo

Como é o Mercado do Trem de Bangkok na Tailândia