Como Arrumar a Mochila para Volta ao Mundo: Por Mônica Ano 2
Translate here!
Texto: Mônica Morás Fotos: Eduardo Viero
No primeiro ano de viagem já contei como foi o drama de arrumar a mochila para a volta ao mundo e como fui aprendendo a carregar menos coisas. O tempo passou e fui aprendo a escolher melhor o que usar para me sentir melhor, a lidar com a vaidade na estrada, mesmo depois de todo aquele processo de desapego do guarda-roupa que fiz lá antes da viagem começar.
Pois bem, depois de um ano viajando, voltamos para casa e com planos de ir morar na China por 6 meses e portanto eu poderia abandonar um pouco o meu estilo talvez-não-muito mochileira e investir no que me faz sentir bem de verdade: vestidos!!! Que bobinha, eu devia ter feito isso desde o começo! Ainda levei meus essenciais na viagem que mudaram a minha vida!
Mantive a mesma mochila Deuter Futura Pro 42L e continuei priorizando clima, conforto e combinação. Mas o que mudou mesmo foi o meu objetivo para as fotos: eu queria estar bem em absolutamente todas elas!
Escolhi a dedo peças que me dessem mobilidade, que fossem confortáveis, que não ficassem justas demais, largas demais, que ficassem perfeitas em mim para o meu tipo de corpo e meu tom de pele. Passei 1 ano e 3 meses com essa mochila no segundo ano de viagem.
As fotos ficaram lindas e eu fiz sim pequenas loucuras, como subir sei lá quantos muitos metros da montanha em Pasabag, o Vale dos Monges na Capadócia, usando sandália de dedinho e vestido longo. Mas a sandália era super confortável e o vestido também!
Quando saímos do clima mais descontraído e fomos para Europa, precisei investir no preto para não chamar mais a tenção dos que as cidades lindas que visitamos. Deu super certo!
O que vai na mochila
- 1 vestido curto
- 2 vestidos longos
- 1 saia longa
- 1 calça jeans (no inverno eram 2)
- 1 calça legging
- 1 camisa
- 1 manga longa
- 1 manga curta
- 1 regata
- 1 top
- 1 short
- 1 macacão (regata e pena comprida)
- 1 scarf (lenço longo)
- 1 jaqueta jeans (sim, louca!)
- 1 jaqueta de plumas de ganso
- 1 Toms
- 1 sandália de dedinho
- 1 chinelo
- 1 tênis
- 3 meias
- 6 cacinhas
- 2 sutiãs (1 branco e 1 preto)
- 1 biquini
- 1 toalha de viagem
Tudo isso organizado nos 3 sacos organizadores tamanho P da Muji. Muitas vezes deixava um saco pronto com tudo que ia usar no lugar para não ter que abrir a mochila toda. Tirava só o saco e “esquecia” a mochila.
E muito importante, todos os tecidos secam rápido e nada amassa! Dá para misturar na máquina de lavar e não precisa passar (pavor de passar a roupa!).
Agora vem a parte que realmente pesa nas costas:
- 1 clutch
- 1 bolsa pequena de alça
- 1 necessarie: maquiagem e kit manicure
- Remédios e lente de contato
- 1 capa de proteção pra mochila Deuter (para despachar)
- Lacres de proteção Sealbag pra viagens de avião e cofres que a chave não fica conosco, porque o golpe da cesárea também acontece em mochila.
- 1 sombrinha de viagem
- 1 óculos escuro
- Brincos, pulseiras, colares
- Tapa olho (não durmo sem!). Se usar o código MONICAMORAS10, tem desconto de 10%.
- Caneta e bloco de anotações
- Cópia do passaporte e fotos 3x4
- Almofada de pescoço inflável
- Doleira de cintura
- Cadeado
- Saquinhos ziplok pra viagem de avião.
- Produtos de higiene: sabonete, shampoo, antitranspirante, protetor solar, etc.
- Cabos: carregador do celular, da câmera, do computador, cabo do HD externo, fones de ouvido, bateria extra e adaptador de tomada. Ocupam muito espaço, pesam bastante, mas são indispensáveis.
O que vai na Bagagem de mão
Essa diminuiu consideravelmente de um ano para outro. Deixe de usar para mochila para usar uma bolsa de câmera (que nem parece ser). Nela carrego:
- Câmera
- Documentos
- Dinheiro
- Celular
- Carregador de celular (power bank XiaoMi)
- Carregador de celular (cabos)
- Nécessaire pequena com: caixinha da lente de contato, óculos, hidratante labial, remédio para dor de cabeça e enjoo e uma caneta (para os arrival card).
- Obs.: O meu computador fica na mochila de equipamentos do Eduardo. Assim como eu carrego algumas coisas dele na minha mochila.
Tem um post que eu falo dos 5 Itens Uteis e Essenciais que fazem toda a diferença na viagem. E Nao ocupam espaço!
Não existe mala perfeita, mas a minha mochila foi ótima durante esse tempo fora. Não esqueça de pensar muito antes de arrumar as coisas. É melhor demorar para escolher antes de sair de casa do que carregar peso inútil durante a viagem.