Budismo na Tailândia e o Monge Thap

Escrito em 21/07/2016 | Atualizado em 04/07/2021

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Sabe amor a primeira vista? Aquele sentimento de bater o olho e sentir algo quase inexplicável e não conseguir mais viver sem. Aconteceu na Tailândia desde o primeiro dia na caótica Bangkok e esse amor segue até hoje depois de várias idas e vindas.

Mas amor é algo inexplicável, certo? Não foram as praias paradisíacas, nem a comida, nem a beleza dos detalhes que me conquistaram. Foi a cultura que está intimamente relacionada ao Budismo na Tailândia.

No país, 95% da população é Budista e foi vivendo em Chiang Mai por mais de 6 meses que aprendemos um pouco mais sobre essa filosofia. Entre conversas com locais e monges, como durante a Sak Yant ou no encontro com o monge do Rei, conhecemos o Monge Thap do Templo Phabong, que fica do lado do Phra Singh.

Entre uma visita e outra ao templo tivemos a chance de conversar com ele abertamente sobre o Budismo na Tailândia, a diferença em relação ao Budismo Tibetano ou do Sri Lanka e a importância de se acreditar em algo que traga o bem para que a vida flua leve.

- Veja o post Guia Completo de Chiang Mai na Tailândia

O Monge Thap já viajou o mundo ensinando e aprendendo sobre o Budismo e junto com os anos todos dedicados ao templo, ele carrega um conhecimento riquíssimo de vida. Entre tantas conversas, virar amigos no Facebook, os ensinamentos mais marcantes foram a importância da meditação, desse tempo consigo mesmo, porque se a mente não está bem, o corpo adoece.

Outra fala importante, repetida por todos os budistas que conhecemos, é a importância do equilíbrio. Não precisamos ser mais, nem menos, precisamos ser equilíbrio. Contanto que haja respeito ao próximo, somos livres em decidir o que é certo ou errado. O Budismo da Tailândia é o mais fácil de entender, pois é o mais “livre” deles.

-Veja o post Tudo sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Bastante Tempo Lá

Esses dias ele mandou uma mensagem que dizia:

" My daily life Morning and evening Prayer to praise the good of the Buddha. And meditate for about 20 minutes or 30 minutes during the daytime. Clean the temple Give blessings to those who come to make merit, visit temples and study catechism. Of Lord Buddha. Then introduced to the youth. The general public obeys the doctrine. Of Lord Buddha. To make people in society happy. Get peace Do not persecute people together. Do not take advantage of human beings together. To make everyone respect each other. Honor In a society that supports everyone."

E sobre a Sak Yant, a tatuagem sagrada, ela é apenas uma questão de escolha pessoal. O símbolo tatuado na pele é o mesmo símbolo carregado nos amuletos fáceis de encontrar em qualquer templo. Já explicamos tudo sobre a Sak Yant nesse post e nesse outro.

-Veja o post Sak Yant: Significados e Como Fazer uma de Graça

E como não poderia faltar, o Monge Thap aceitou que fizéssemos algumas fotos no templo representando um pouco do dia a dia dele. E quem estiver em Chiang Mai ou for para lá, fique a vontade para visitar o templo Phabong e aprender mais sobre o Budismo na Tailândia sem nem precisar marcar um monk chat.

Para quem não sabe, monk chat é um tempo que os monges dedicam a conversar sobre o Budismo em alguns templos de Chiang Mai, tanto com locais e com o estrangeiros (em inglês!). Nunca precisamos fazer, pois em todas as nossas visitas aos templos sempre fomos com tempo e encontramos alguém disposto a conversar mais sobre o assunto, desde monges, locais e até voluntários que ajudam a manter o templo bem conservado.

GALERIA:  Monge Thap no Templo Phabong

 Veja o Projeto Fotográfico Budismo, A Cor da Tailândia.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Budismo na Tailândia e o Monge Thap
Budismo na Tailândia e o Monge Thap

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O Que Fazer em Pai na Tailândia: Guia Completo

Próximo
Próximo

Como é o Chang Chui, o Mercado do Avião de Bangkok