Como Foi Começar na Fotografia Profissional

Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Há 3 anos atrás saí da empresa onde trabalhava para encarar o mundo de uma forma diferente, quando decidi que seria fotógrafo profissional. Já contei aqui como foi esse processo da decisão, mas poucos sabem como foi o começo dessa nova etapa.

A forma que comecei a me organizar foi um ano antes de eu deixar a empresa que eu trabalhava, quando eu comecei a juntar dinheiro para comprar um equipamento que me desse resultado profissional. Nesse mesmo ano também comecei a fazer alguns trabalhos como segundo fotógrafo para amigos meus que são fotógrafos. 

Fiz casamentos, formaturas, aniversários, etc, mas nesse tempo eu já sabia que tipo de fotografia eu queria fazer, que era de moda, porque eu me identifico e gosto de fotografar pessoas. Fui fazendo alguns trabalhos e pegando referências de outros fotógrafos.

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

Quando eu saí da empresa, fiquei 6 meses focando no término do meu TCC e trabalhando em um projeto na minha universidade que ensina fotografia básica para crianças de escolas pobres da região. Eu não ganhava dinheiro, apenas uma bolsa auxílio, mas ganhei muita experiência com essas crianças e os professores do projeto. 

Uma das coisas que me ajudou muito foi eu saber o que eu precisava para ser reconhecido, por exemplo. Eu sabia qual o equipamento eu precisava, eu sabia quais os programas de edição eu precisava, eu sabia qual computador, quais HDs e tinha minhas referências fotográficas.

Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!

Eu comecei a montar tudo isso na minha mente para começar a organizar as ideias. Comecei a perceber quais são os horários do dia que eu rendia mais. Por exemplo, eu prefiro trabalhar a noite, é quando eu escrevo coisas pro blog, pro ebook de fotografia de viagem (presente para assinantes aqui do site) e pesquiso coisas novas. Durante o dia eu faço os trabalhos que tenho que fazer (outdoor) e resolvo as coisas normais de todo mundo.

E pela manhã eu não rendo muito, então eu durmo até mais tarde! E isso eu não tenho vergonha de dizer. Muitas pessoas dizem: "mas como tu dorme enquanto todo mundo levanta cedo pra ir trabalhar?". Isso é o que a sociedade impôs para todos nós, então devemos quebrar isso e ver o que nos faz bem. Quando você descobre os horários que você rende mais, fica fácil de organizar o seu tempo.

Durante todo o processo eu comecei a montar o meu estilo fotográfico e isso eu acho que é o mais difícil, porque é a tua vida expressada através da fotografia. Referências fotográficas ajudam bastante, foi o que eu fiz nesses 7 anos, desde que descobri a fotografia. Quando se tem um estilo definido (mas isso vai mudando aos poucos), você tem que acreditar nele e fazer com que as pessoas acreditem em você, é como vender uma ideia. Uma forma de mostrar isso para as pessoas é postar fotos sempre do mesmo estilo nas mídias sociais. Leia todos os artigos de Fotografia.

Veja o PORTFOLIO completo de fotografia.

Em relação a organização financeira é um pouco mais delicado de comentar, pois isso depende de vários fatores. No inicio foi difícil mesmo, as pessoas não querem pagar quase nada pelo trabalho e isso é frustrante. O importante foi não desistir e eu, mais que ninguém, tive que acreditar no meu trabalho. 

Eu passei a administrar a minha vida financeira e isso é estranho logo que saí de uma empresa. Tive que fazer alguns trabalhos de graça para montar o portfólio, o que é muito bom para quem está começando, e vou continuar fazendo, pois assim eu consigo desenvolver o meu estilo e conceito. Ter bons relacionamentos e relacionamentos sinceros ajudam muito também para ter opinião e divulgar o trabalho.

Não existe um manual exato para começar na fotografia, mas acredito que enxergar onde você quer chegar é o caminho. 

GALERIA: Fashion Lifestyle

GALERIA: Interiores

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

 
 

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

Como Foi Começar na Fotografia Profissional
Como Foi Começar na Fotografia Profissional

VEJA MAIS SOBRE FOTOGRAFIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O Desafio da Convivência na Estrada

Próximo
Próximo

Siem Reap, Cidade Base para Angkor Wat